Em busca de pacificação, Bruno Araújo participa de jantar com João Doria e Eduardo Leite
Segundo fontes ouvidas pela CNN, a reunião teria sido para repassar a Doria e Leite os cenários conversados com o União Brasil e MDB
O presidente do PSDB, Bruno Araújo, teve um jantar com os ex-governadores João Doria, pré-candidato à Presidência da República, e Eduardo Leite, nesta terça-feira (26) em Brasília.
Segundo fontes ouvidas pela CNN, a reunião teria sido para repassar a Doria e Leite os cenários conversados com o União Brasil e MDB, que buscam lançar uma candidatura única ao Planalto.
A reunião também foi uma tentativa de pacificar as conversas dentro do partido. Foi o primeiro encontro depois de atritos – internos e públicos – entre os tucanos, após Doria substituir Araújo por Marco Vinholi no comando da campanha.
A conversa entre os tucanos ocorreu horas depois da reunião de representantes da chamada terceira via, formada por PSDB, União Brasil e MDB. Os partidos tentam definir os critérios para formação de uma chapa de centro.
Reservadamente, dirigentes do MDB e do União Brasil enxergam dificuldade na viabilidade de um acordo com um nome do PSDB como o pré-candidato. A alta rejeição de Doria nas pesquisas e a dificuldade de composição de palanque nos estados são apontados como complicadores.
Sem superação
Outro encontro deve acontecer na tarde desta quarta-feira (27) entre João Doria e Bruno Araújo na capital federal. O novo coordenador de campanha de Doria, Marco Vinholi, também está em Brasília, mas não participou do jantar de terça-feira (26).
João Doria tentou conduzir as negociações sobre a escolha do nome que encabeçará a chapa com um jantar marcado em São Paulo, na última segunda. No entanto, Simone Tebet e Luciano Bivar não foram alegando compromisso.
Aliados do presidente nacional dos tucanos afirmam que, embora o clima esteja mais ameno, Bruno Araújo não superou o fato de Doria ter tentado demovê-lo da condução do partido em fevereiro do ano passado.
Já Eduardo Leite, que recentemente divulgou carta reconhecendo Doria como candidato oficial do PSDB, participa das discussões. Mas, entre os dirigentes de centro, o ex-governador gaúcho só teria chance com a desistência de João Doria.
Debate
A CNN realizará o primeiro debate presidencial de 2022. O confronto entre os candidatos será transmitido ao vivo em 6 de agosto, pela TV e por nossas plataformas digitais.