Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Eleitor médio não quer ser tratado como quem desperdiçou voto, diz especialista

    Cientista político Creomar de Souza analisou para a CNN a mais recente pesquisa eleitoral para a Presidência da República

    Beatriz CripaMarcello Sapioda CNN

    O cientista político Creomar de Souza afirmou em entrevista à CNN neste sábado (17) que o eleitor médio não gosta de ser tratado como quem “desperdiçou o voto”. Ele analisou o resultado da mais recente pesquisa Ipespe para presidente, na qual Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com 45%, enquanto Jair Bolsonaro (PL) tem 35%. O levantamento foi divulgado neste sábado.

    “Ainda chama atenção, no levantamento, o fato de que os eleitores têm uma percepção alta de que a eleição pode ser resolvida no primeiro turno, e isso possivelmente abre espaço para que eleitores de Ciro e Tebet acabem mudando de posição às vésperas do pleito […] Afinal, um dado importante é que o eleitor médio não gosta de ser tratado como aquele que desperdiçou seu voto”, disse.

     

    Ele ainda destacou haver uma “cristalização” nas intenções de voto em Lula e Bolsonaro.

    “Eu creio que Lula e Bolsonaro estão sempre navegando dentro da mesma faixa, e isso quer dizer que, mesmo em algumas pesquisas a distância sendo maior e, em outros, menor, há uma cristalização das intenções de voto em torno dos dois principais candidatos”, afirmou.

    O cientista político também comentou os próximos passos de Bolsonaro para tentar levar a eleição ao segundo turno. Para ele, a equipe do presidente “a cada semana tem uma aposta nova”.

    “Já foi o Auxílio Brasil, depois a gasolina, agora a aposta foi o eleitorado evangélico e, na semana seguinte, vai ser outra aposta. Vemos que, a cada semana, o Planalto tem uma aposta nova. A impressão é que o Bolsonaro tem tido muita dificuldade de tracionar, e essa dificuldade vem muito da memória, principalmente dos mais humildes, daquilo que parece ser uma sensação de desamparo em momentos críticos”, disse.

    Debate

    As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.

    O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.