Eleitor em trânsito em outro estado pode votar apenas para presidente; entenda
Prazo para solicitar voto em trânsito vai até a quinta-feira (18); especialista do TRE-SP tira dúvidas
O prazo para solicitar o voto em trânsito vai até a próxima quinta-feira (18). A modalidade possibilita ao eleitor que está fora do seu domicílio eleitoral comparecer às urnas. No entanto, para os que estão em estados diferentes do seu domicílio, não será possível votar para governador, senador e nem para deputados.
A Secretária de Comunicação do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), Eliana Passarelli, explica que isso ocorre porque as urnas das seções eleitorais não são abastecidas com candidatos que concorrem em outro estado. Para o eleitor que pretende votar em seu estado, mas em outra cidade, é possível votar para todos os cargos.
“O eleitor que solicitar o voto em trânsito dentro do seu estado, ou seja: onde ele tem domicílio eleitoral, ele pode votar para todos os cargos, porque as urnas dentro do estado tem todos os cargos daquele estado”, diz Passarelli.
Para poder votar em trânsito, é necessário fazer a solicitação em cartório eleitoral, com apresentação de documento oficial com foto. A transferência temporária precisa ser feita para algum município que tenha mais de 100 mil eleitores cadastrados.
A secretária reforça que quem solicitar o voto em trânsito não poderá votar em sua seção eleitoral de origem no dia da eleição. “A pessoa que pediu o voto em trânsito é deslocada temporariamente daquela urna e vai para outra urna”, explica.
Os que solicitaram o voto em trânsito mas mudaram de ideia devem comparecer ao cartório eleitoral para reverter a situação e conseguir votar em sua seção de origem. O prazo também vai até a próxima quinta (17).
De acordo com o último levantamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 88 mil eleitores realizaram o pedido para realizar o voto em trânsito no primeiro turno das eleições. Para o segundo turno, foram pouco mais de 83 mil requerimentos apresentados à Justiça Eleitoral, segundo o Tribunal.
Debate
As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.
O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.