Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2020 recebem mais de 540 mil candidatos e batem recorde

    Foram registrados mais de 19 mil candidaturas para prefeitos e vice-prefeitos, além de 503,9 mil para vereadores

    Urnas eletrônicas usadas nas eleições brasileiras
    Urnas eletrônicas usadas nas eleições brasileiras Foto: Divulgação

    Juliana Elias, Guilherme Venaglia e Murillo Ferrari,

    da CNN, em São Paulo

    O Brasil terá mais de 19 mil candidatos concorrendo às prefeituras dos 5.570 municípios do país na eleições municipais de 2020, que acontecerão em novembro, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).  

    Este sábado (26) foi o último dia para que partidos políticos e coligações informassem à Justiça Eleitoral suas candidaturas a prefeito, vice-prefeito e vereador. 

    O último balanço do TSE informa 19.088 candidaturas para prefeitos e 19.119 como vice-preifeitos. O número à vice-prefeitura é ligeiramente mais alto que o de registros para prefeitos por conta de alterações feitas. Eventuais substituições são registradas como uma nova candidatura e a desistência é homologada à parte pela Justiça Eleitoral.

    Leia também: 

    Mais de 1/3 das urnas eletrônicas está sem conservação por causa da pandemia

    Brasil tem 147,9 milhões de eleitores aptos a votar nas eleições de novembro

    Nas candidaturas para vereadores, havia 503.967 inscritos. Com isso, o Brasil já tem, no total, 542.174 candidatos concorrendo às eleições municipais deste ano. É o maior número de candidatos desde 2000, quando a votação no país foi 100% eletrônica pela primeira vez.

    Até então, o recorde havia sido em 2016, com 496.887 candidatos em todo o país – 463.372 disputaram vagas de vereador, 16.950 de vice-prefeito e 16.565 de prefeito. 

    Os pedidos de candidatura agora passam a ser julgados pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), que analisarão os documentos apresentados, como a aprovação das candidaturas em convenção e a elegibilidade dos concorrentes apontados.

    Enquanto aguardam essa deliberação, os candidatos já podem começar a fazer campanha a partir deste domingo (27).

    O primeiro turno, que estava inicialmente agendado para o primeiro final de semana de outubro, acontecerá em 15 de novembro. O segundo turno ocorrerá duas semanas depois, em 29 de novembro, nas cidades em que for necessário. As datas dos pleitos foram adiadas em razão da pandemia do novo coronavírus. 

    A CNN promoverá debates entre os candidatos a prefeito de São Paulo e do Rio de Janeiro. No primeiro turno, os encontros ocorrerão, respectivamente, nos dias 9 e 10 de novembro, na semana que antecede a votação.

    (Edição: Amauri Arrais)