Eleições 2020: Mulheres são a maioria do eleitorado e minoria dos candidatos
Candidaturas femininas ainda têm baixa representatividade
Mais de 147 milhões de brasileiros estão aptos a votar, quase 4 milhões a mais que em 2016. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais uma vez as mulheres representam a maioria dos eleitores, mas a minoria dos candidatos.
“Na última eleição municipal, em 2016, 12,6% de candidatas mulheres não tiveram um único voto, nem o dela própria. A mulher está presente em todas as esferas da vida social, mas isso não se reflete na política”, detalha a cientista política Rosemary Segurado.
Leia também:
Meu local de votação mudou? Veja como consultar
Eleitores podem denunciar fake news por aplicativo
Meu voto pode eleger outro vereador? Entenda o que mudou na lei eleitoral
No estado de São Paulo, são mais de 33 milhões eleitores, sendo quase 9 milhões na capital paulista. Assim como no resto do país, o perfil é composto na maior parte por mulheres entre 35 e 39 anos, com o ensino médio completo.
No dia da votação, o eleitor deve ir de máscara, levar documentos com foto e a própria caneta para evitar contato com outros objetos. Não é recomendado levar acompanhantes ou filhos para evitar aglomerações. O horário da votação será das 7h até às 17h. Pessoas com mais de 60 anos tem preferência até às 10h.
(Publicado por: Leonardo Lellis)