Economia e corrupção foram os temas mais citados em debate presidencial da CNN
Orçamento secreto também esteve entre os assuntos mais mencionados
Economia e corrupção foram os assuntos mais mencionados durante o debate entre presidenciáveis, realizado no sábado (24) pela CNN, em parceria com o SBT, Estadão/Rádio Eldorado, Veja, Terra e NovaBrasilFM. Cada um foi tema central de sete seções do evento.
Sendo o tema principal, a economia teve quatro confrontos diretos entre candidatos e três respostas a jornalistas. Corrupção foi o centro de três embates, duas respostas e de dois direitos de resposta concedidos pela organização do debate.
Na sequência, aparece o orçamento secreto, assunto de dois confrontos diretos, uma resposta à jornalista e um direito de resposta concedido.
O orçamento secreto foi um dos temas mais buscados no Google após o debate, segundo levantamento da Quaest.
“O eleitor claramente está dizendo que não sabe o que é. Os políticos estão falando e o cidadão vai ao Google tentar descobrir o que é”, pontuou o CEO da Quaest, Felipe Nunes, em entrevista à CNN.
As críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF) apareceram em uma pergunta de jornalista e em um confronto direto.
Já as críticas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ou ao PT, estiveram em evidência por três vezes: em duas perguntas e em um confronto.
Por duas vezes, surgiram os seguintes temas: aborto, em dois duelos de presidenciáveis; armas, indagadas por jornalistas; direitos das mulheres, uma entre os candidatos e outra em pergunta; educação, em dois questionamentos de profissionais da imprensa.
Em apenas uma oportunidade foram citadas: a Lei de Cotas e a violência política, ambas perguntadas por jornalista. A agricultura apareceu em embate dos candidatos.
No Twitter, segundo informou a empresa, os temas macro mais comentados pelas pessoas no Twitter foram: Corrupção, Direitos humanos, Educação, Economia e Violência. O intervalo analisado inclui as conversas que continuaram acontecendo após o evento, que se encerrou às 20h30.