Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    “Economia continua sendo variável fundamental para eleitores”, diz CEO da Quaest

    Em pesquisa eleitoral divulgada nesta quarta-feira (9), Lula tem 45% das intenções de voto; Bolsonaro, 23%; Moro e Ciro, 7%

    Anna Gabriela CostaLayane Serranoda CNN em São Paulo

    A pesquisa Quaest/Genial sobre intenção de votos para presidente, divulgada nesta quarta-feira (9), revelou uma polaridade entre o ex-presidente Lula e o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), com 45% e 23% das intenções de votos, respectivamente. Para o CEO da Quaest, Felipe Nunes, os números confirmam que, para o eleitor, o fator econômico tem forte influência na decisão do voto.

    Em entrevista à CNN nesta quarta-feira (9), Felipe Nunes apresentou uma leitura sobre a última pesquisa realizada antes da retomada da propaganda eleitoral na televisão, onde os candidatos mostrarão como pretendem se posicionar nessa eleição.

    “O que os números sugerem é que a economia continua sendo uma variável fundamental para explicar quem quer a mudança, e quem quer uma continuidade. E é o bolso das pessoas, nesse momento, que parece ser um bom preditor desse desempenho eleitoral”, avalia Nunes.

    O CEO da Quaest destaca que, ao observar a sociologia eleitoral, Lula tem uma vantagem “muito expressiva” entre os eleitores com renda mais baixa. Em contrapartida, Bolsonaro consegue um empate significativo quando se avalia a opinião do eleitorado que obtêm renda mais alta, acima de cinco salários mínimos.

    “Estamos falando de um lado dos formadores de opinião, da população que tem mais capacidade de articulação econômica e da população com mais capacidade de sobreviver à crise econômica; no caso a renda alta versus a população que mais sofre”, afirma.

    A pesquisa indica que mais da metade dos eleitores considera a escolha do voto definitiva, o que explicaria a consolidação do cenário registrado nos últimos meses.

    “O que a pesquisa mostra diante desse pre-cenário na TV, é uma estabilidade muito grande da polarização entre Lula e Bolsonaro. Quando perguntamos às pessoas sobre o grau de decisão em relação ao voto, os eleitores de Lula e Bolsonaro estão muito firmes e decididos, acima de 70% na média.  Enquanto os eleitores de Ciro, Doria e Moro mostram que podem mudar seu voto em grau elevado”, diz Nunes.

    Eleições 2022

    CNN realizará o primeiro debate presidencial de 2022. O confronto entre os candidatos será transmitido ao vivo em 6 de agosto, pela TV e por nossas plataformas digitais.