Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Economia conduz o processo eleitoral em 2022, avalia cientista político

    Antonio Lavareda falou, em entrevista à CNN, sobre a pesquisa eleitoral XP/Ipespe divulgada nesta sexta-feira (3)

    Anna Gabriela CostaElis Francoda CNN

    em São Paulo

    Após divulgação da pesquisa XP/Ipespe, nesta sexta-feira (3) – que mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 45% das intenções de voto na corrida presidencial, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) com 34% – o cientista político Antonio Lavareda falou, em entrevista à CNN, sobre a eleição de 2022 e reiterou que o tema economia pautará a decisão do eleitor.

    “Mais uma vez, é a economia que é a avaliada mestra que conduz o processo nesse ano de 2022, ano de uma eleição normal, que se trava com contendores que fazem parte do xadrez politico do país e que se pauta pelas questões da agenda pública nacional, que são questões econômicas”, disse Lavareda.

    Para o cientista político e diretor do Ipespe, a eleição presidencial de 2018 trouxe candidatos “outsiders”, ou seja, nomes desconhecidos da política ou que nunca haviam participado de uma eleição.

    Com isso, ele reitera a afirmação de que a corrida eleitoral de 2022 será pautada pelos principais assuntos da agenda nacional, como a economia, a educação e a saúde.

    “Mais de 40% dos brasileiros mencionam a economia, depois a educação, a seguir vem saúde, é toda a agenda nacional. Diferentemente de 2018, em que boa parte do país, indignada, fazia uma leitura de relação de casualidade da crise econômica com os escândalos revelados da Lava Jato, e o sentimento predominante era de indignação, levanto a uma votação antissistema de candidatos outsiders”, afirmou o cientista político.

    Para o entrevistado, ainda “é muito cedo para poder se prognosticar eleição resolvida no 1º turno”.

    “Hoje não é a probabilidade prevalecente, a chance maior na nossa análise é de ocorrência do segundo turno. Devemos avaliar os dados de intenção de votos, simultaneamente o que nos dizem as questões de 2º turno, 1º turno estimulada e, sobretudo, de votos espontâneos”, disse sobre a última pesquisa.

    Confira aqui os dados da pesquisa XP/Ipespe divulgada nesta sexta-feira (3).