Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Domingo de eleições teve 1.378 ocorrências de crimes eleitorais

    Operação coordenada pelo Ministério da Justiça para monitorar ações de segurança pública foi encerrada nesta segunda-feira (3); para o segundo turno está prevista nova ação

    Giovanna InoueLeonardo Ribbeiroda CNN , Brasília

    O Ministério da Justiça divulgou o balanço das ocorrências registradas em todo o Brasil relacionadas a crimes eleitorais no domingo (2) de eleições. Nas 24 horas do dia foram registrados 1.378 casos. No período, 352 pessoas foram presas e R$ 137,9 mil em espécie foram apreendidos. O dinheiro, segundo a pasta, seria usado para compra de votos.

    No geral, Minas Gerais é a unidade da federação que registrou mais ocorrências, com 230 situações enquadradas como crime eleitoral. Em seguida aparece o Paraná, com 131; e Pernambuco, com 113 casos. Foram 456 ocorrências de boca de urna, 95 de cooptação de eleitores, 80 de tentativa de violação do sigilo do voto, 57 de transporte irregular de passageiros e 3 crimes contra candidatos.

    Ao longo de todo o dia foram apreendidas 13 armas. Foram registrados também alguns incidentes, ligados a desastres naturais, que necessitaram de apoio da defesa civil. Foram 104 em todo o país, sendo 35 em Minas Gerais. O território mineiro foi ainda o que registro mais casos de falta de energia elétrica, afetando pontos de votação. Segundo o boletim do Ministério da Justiça, foram 11 casos dessa natureza no estado.

    Dados

    A Operação Eleições 2022 teve início no dia 26 de setembro. Um centro de monitoramento de ocorrências foi montado em Brasília para acompanhar, em tempo real, as ocorrências que pudessem prejudicar o pleito eleitoral. No local, ficaram reunidos representantes da segurança pública dos 26 estados e do Distrito Federal, Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Defesa Civil e da Justiça Eleitoral.

    Tópicos