Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    “Do ponto de vista político, Bolsonaro foi muito inteligente”, diz cientista político

    Carlos Pereira falou à CNN sobre os reflexos da PEC dos Benefícios na corrida eleitoral

    Elis FrancoMarcello Sapioda CNN

    O cientista político Carlos Pereira disse, em entrevista ao programa CNN Novo Dia, que o presidente Jair Bolsonaro (PL) foi muito inteligente do ponto de vista político no manuseio da aprovação da PEC dos Benefícios.

    Para ele, o pré-candidato à Presidência conseguiu fazer com que a pauta de benefícios sociais, que é “tradicionalmente da esquerda”, caísse “no colo” da oposição de forma que ela não poderia recusá-la.

    “Do ponto de vista político, o Bolsonaro foi muito inteligente, porque ele colocou uma agenda tradicionalmente da esquerda no colo da esquerda para ela rejeitar. Do ponto de vista político, foi uma manobra muito assertiva”, disse.

    Pereira fez a ressalva de que a aprovação da PEC trará “fortes impactos” para o presidente que assumir o cargo em 1º de janeiro, independentemente de quem seja, e afirmou considerar que “a conta vai cair no governo Bolsonaro”.

    “O déficit público no Brasil tem aumentado, as contas públicas andam no vermelho e isso gera pressões inflacionárias. Então, o próximo governo vai pegar essa batata quente e uma situação muito difícil, não só na parte econômica, mas vai ter dificuldades políticas. É muito difícil para o governo colocar a responsabilidade em fatores exógenos. Essa conta vai cair no governo Bolsonaro”, afirmou.

    Ao analisar a situação política e eleitoral no Brasil, Carlos Pereira prevê o começo de um governo em 2023 com dificuldades no Congresso.

    “Muito provavelmente esse vencedor, independentemente de quem seja, não terá a maioria de cadeiras no Congresso. Ele enfrentará uma dificuldade governativa grande porque, pela primeira vez, os partidos do ‘centrão’ estão lançando candidaturas próprias, então será muito difícil alianças serem criadas nos primeiros momentos”, analisa.

    Debate

    A CNN realizará o primeiro debate presidencial de 2022. O confronto entre os candidatos será transmitido ao vivo em 6 de agosto, pela TV e por nossas plataformas digitais.

    Fotos – Os pré-candidatos à Presidência da República

    Tópicos