DF avalia fechamento da Esplanada dos Ministérios no primeiro turno
A medida tem sido analisada no âmbito de plano de segurança para as eleições presidenciais deste ano.
O governo do Distrito Federal estuda um plano de segurança para as eleições presidenciais deste ano e avalia o fechamento da Esplanada dos Ministérios no dia da votação do primeiro turno.
A ideia, relatada à CNN, seria limitar a circulação de carros na região administrativa a partir das 15h do dia 02 de outubro, em uma medida de proteção de prédios públicos.
A informação foi repassada por integrantes da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal a integrantes do Judiciário e do Legislativo, que receiam episódios de violência após a divulgação do resultado do primeiro turno.
Procurada pela CNN, a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal informou que não há confirmação sobre a possibilidade de fechamento da Esplanada dos Ministérios.
A CNN mostrou que o Poder Judiciário já colocou em prática um esquema de segurança reforçado que seguirá até o fim das eleições.
O esquema traça um plano com alternativas pensadas para possibilidades de invasão ou ataques ao prédio do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) .
No Supremo Tribunal Federal (STF), a barreira antidrone – com sensores que detectam e bloqueiam o uso do equipamento – preparada para o 7 de Setembro vai continuar, segundo apuração da CNN.
A CNN também que apurou que os equipamentos que sobrevoam a Praça dos Três Poderes têm de ser cadastrados e os que não são, são derrubados pelas barreiras.
No TSE, o planejamento engloba várias situações, como eventuais ataques, invasões ou qualquer outro problema que coloque a segurança em risco. Uma das alternativas encontradas pela Corte é uma rota de fuga para ministros e servidores.
Em casos extremos, outra possibilidade seria alterar o local de divulgação do resultado das eleições para fora do edifício-sede do TSE, caso haja alguma situação excepcional que apresente risco para a lisura do processo eleitoral.
A Secretaria de Segurança do STF, juntamente com a Secretaria de Segurança Pública do DF, realizou ao longo dos últimos meses ações especializadas para identificar, avaliar e acompanhar ameaças reais ou potenciais.
Com base no resultado dessas análises, definiu os riscos existentes e planejou ações que reduzam ou neutralizem esses riscos, sempre buscando atuar preventivamente.
Debate
As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.
O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.
- 1 de 11
O candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) • Divulgação/TSE
- 2 de 11
O candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PL)
- 3 de 11
O candidato à Presidência Ciro Gomes (PDT)
-
- 4 de 11
A candidata à Presidência Simone Tebet (MDB)
- 5 de 11
O candidato à Presidência José Maria Eymael (DC) • Divulgação/TSE
- 6 de 11
O candidato à Presidência Felipe D’Avila (Novo)
-
- 7 de 11
O candidato à Presidência Leonardo Péricles (UP)
- 8 de 11
A candidata à Presidência Sofia Manzano (PCB)
- 9 de 11
A candidata à Presidência Soraya Thronicke (União)
-
- 10 de 11
A candidata à Presidência Vera Lucia (PSTU)
- 11 de 11
O candidato à Presidência Padre Kelmon (PTB) • Divulgação/TSE