Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Deputados pedem que STF troque presidente da CPMI das Fake News

    Os parlamentares também pedem a suspensão dos trabalhos da comissão e a anulação das reuniões e depoimentos feitos na CPMI

    Gabriela Coelho , da CNN, em Brasília

    cpmi fake news
    Oposição derrota governo e prorroga CPMI das Fake News
    Foto: Jane de Araújo/ Agência Senado

    Oito deputados do PSL apresentaram, nesta quarta-feira (6) um mandado de segurança ao Supremo Tribunal Federal pedindo a troca do presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das Fake News, senador Angelo Coronel (PSD-BA).

    Na ação, os deputados do PSL Filipe Barros, Bia Kicis, Bibo Nunes, Alê Silva, General Gião, Aline Sleutjes, Carla Zambelli e Carlos Jordy também pedem a suspensão dos trabalhos da comissão e a anulação das reuniões e depoimentos feitos na CPMI.

    Leia também:

    Senado rebate Eduardo Bolsonaro e nega ilegalidade em CPMI das Fake News
    Alcolumbre suspende prazos de comissões e dá sobrevida à CPMI das Fake News

    Na semana passada, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, negou o pedido do deputado Eduardo Bolsonaro para impedir a prorrogação da CPMI. O deputado alegou, entre outras coisas, que a comissão não respeita o foco das investigações.

    Na decisão, o ministro Gilmar Mendes criticou a tentativa de frear os trabalhos da comissão e afirmou que investigar o impacto de informações falsas nas eleições é fundamental para a democracia.

    Gilmar Mendes disse ainda que a CPMI e os inquéritos sobre as fake news em andamento no Supremo são de vital importância para identificar quadrilhas que manipulam o debate político e violam a ordem democrática.

    Tópicos