Deputados fecham com Lira, mas PSL ameaça expulsar quem não apoiar Baleia
Deputados federais do PSL ligados ao presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), apresentaram nesta quinta-feira (7) um documento ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), assinado por 32 parlamentares do partido. Nele há um pedido para que a legenda saia do bloco que apoia o candidato à presidência da Casa Baleia Rossi (MDB-SP) e passe a compor com o adversário dele, Arthur Lira (PP-PB).
No entanto, a CNN apurou que o PSL ameaça expulsar quem for contra a decisão do partido, que é de apoiar Baleia Rossi.
Leia também:
Baleia se lança à presidência da Câmara e defende vacina e auxílio emergencial
Lira defende Câmara ‘mais previsível’ em evento em Manaus
Impeachment de Bolsonaro fica de fora de negociação de Baleia com a oposição
Ao todo, o PSL conta atualmente com 53 parlamentares em atividade na Câmara. Assim, os 32 representariam a maioria da bancada. Porém, entre os que assinaram a lista para sair do bloco de Baleia Rossi, 17 estão suspensos das funções partidárias.
De acordo com integrantes da Mesa Diretora da Casa, isso torna o documento sem valor. O líder do partido na Casa, Felipe Francischini, também afirmou que não considera a lista encaminhada pelos dissidentes.
À analista da CNN Renata Agostini, o presidente do PSL, Luciano Bivar, comentou a atitude dos parlamentares que assinaram a lista. “Não procede [a informação]. A lista tem 17 deputados suspensos que não têm direito a voto. O PSL segue como estava antes: seguimos com [Rodrigo] Maia e com Baleia Rossi. Não tem mais caminho de volta”, completou.
Já Arthur Lira aproveitou o racha no PSL e afirmou, em nota, que o bloco de legendas que o apoia conta agora com o partido.
Destaques do CNN Brasil Business:
Alíquota zero para importação de seringas e agulhas começa a valer nesta sexta
Quem comprou ação no pior dia da crise ganhou até 466% em 2020; veja a lista
Elon Musk ultrapassa Jeff Bezos como a pessoa mais rica do mundo
“O deputado Arthur Lira acaba de oficializar no sistema da Câmara dos Deputados parte do bloco de apoio à sua candidatura, com a adesão de última hora do PSL e com a assinatura de 32 dos 52 deputados. Até a próxima semana, novos partidos serão oficializados.”
A CNN entrou em contato com o presidente da Câmara. Rodrigo Maia ainda não se manifestou sobre a solicitação dos parlamentares do PSL.