Deputados debatem situação de Daniel Silveira após sentença do STF e indulto presidencial
Nesta quinta-feira (12), Ubiratan Sanderson (PL-RS) e Alessandro Molon (PSB-RJ) comentaram a situação do parlamentar
No Debate CNN desta quinta-feira (12), os deputados federais Ubiratan Sanderson (PL-RS) e Alessandro Molon (PSB-RJ), comentaram a situação de Daniel Silveira (PTB-RJ) após sentença de 8 anos e 9 meses de prisão em regime fechado por ataques a ministros do STF, e o indulto do presidente Jair Bolsonaro (PL), que concede graça ou indulto individual a Silveira.
Sanderson disse que não dá para concordar com a sentença do STF.
“Mesmo que nós não concordemos com o tipo de fala que ele fez, não dá para concordar com o tamanho da sentença proferida pelo STF. É algo totalmente absurdo”, disse.
Já o deputado Molon disse que a tentativa de atacar as instituições é um dos crimes mais graves que podem existir.
“Eu não considero menores os crimes praticados pelo deputado Daniel Silveira. Foram crimes graves que dizem respeito à proteção da democracia”, afirmou.
Durante o debate, Molon afirmou que “o indulto do presidente da República é claramente inconstitucional”.
“É um indulto que afeta a saúde da democracia. O indulto não foi criado para facilitar a vida de quem quer destruir as instituições”.
Em resposta, o deputado Sanderson avaliou que se houver justa causa, o indulto pode ser usado.
“O deputado Daniel Silveira não cometeu nenhum dos crimes proibidos pela Constituição de serem objeto de graça e indulto como homicídio qualificado, tráfico de drogas, terrorismo — não é o caso”, afirmou.
Assista ao debate completo no vídeo acima
Debate
A CNN realizará o primeiro debate presidencial de 2022. O confronto entre os candidatos será transmitido ao vivo em 6 de agosto, pela TV e por nossas plataformas digitais.