Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Deputados debatem se inelegibilidade de Bolsonaro interfere na democracia

    Em um evento nos Estados Unidos, na semana passada, Bolsonaro admitiu que “existe essa possibilidade de inelegibilidade sim”, mas disse que só seria preso em caso de "uma arbitrariedade"

    Fernanda PinottiVinícius TadeuThiago Félixda CNN

    Os deputados federais Evair Melo (PP-ES) e Glauber Braga (PSOL-RJ) debateram, em painel promovido pela CNN nesta segunda-feira (20), se a possibilidade do presidente Jair Bolsonaro (PL) se tornar inelegível seria uma interferência na democracia.

    O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) disse, em entrevista à Folha de S. Paulo, que impedir a candidatura de seu pai seria “a maior atrocidade das últimas décadas”. Em um evento em Orlando, nos Estados Unidos, na semana passada, Bolsonaro admitiu que “existe essa possibilidade de inelegibilidade sim”, mas disse que só seria preso em caso de “uma arbitrariedade”.

    O deputado Evair Melo disse que tentar tornar Bolsonaro inelegível é uma estratégia do governo atual para desviar o foco de suas falhas.

    “É tao certo o fracasso desse governo que antes mesmo de apresentar qualquer pauta séria e decente, eles já estão se antecipando no processo de alinhamento ideológico para trabalhar com a ferramenta de inelegibilidade de Jair Bolsonaro”, disse.

    Glauber Braga defende que o ex-presidente deve ficar inelegível, e cita as ações que pesam contra ele no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

    “Bolsonaro fugiu do Brasil e está nos EUA, sem querer voltar, por medo de ser responsabilizado pelo que fez aqui”, disse o deputado. “Aquilo que se trata no TSE é resultado das tentativas permanentes de Jair Bolsonaro de atacar as liberdades democráticas e não aceitar o resultado eleitoral.”

    Veja o debate completo no vídeo acima.

    Tópicos