Deputados debatem motivação do governo para abertura de CPI da Petrobras
Kim Kataguiri acredita que é uma estratégia eleitoral de Bolsonaro para se livrar da responsabilidade pela alta no preço dos combustíveis; Sargento Gurgel classificou atitude do presidente como "louvável"
Em debate realizado pela CNN nesta segunda-feira (20), os deputados federais Kim Kataguiri (União Brasil-SP) e Sargento Gurgel (PL-RJ) discutiram sobre a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara para investigar a política de preços da Petrobras.
O deputado federal Ricardo Barros (PP-PR), em entrevista à CNN, disse que uma CPI teria o objetivo de “avaliar o preço dos combustíveis e as razões de estarem tão altos”.
Sargento Gurgel concordou com o líder do governo na Câmara e comemorou o fato do Congresso Nacional não estar mais discutindo corrupção na estatal, mas políticas políticas. “Precisamos estabelecer parâmetros e verificar se essas politicas estão de acordo com a ética, moral e interesse da função social que tem as estatais de economia mista, como é o caso da Petrobras”, afirmou.
Kataguiri, no entanto, reforçou que o intuito de uma comissão de inquérito não é debater políticas públicas. “Se a gente não está discutindo crime e está discutindo política pública, não cabe um CPI. CPI não debate política pública, quem debate política pública são comissões permanentes na Câmara. É nesse âmbito que as propostas legislativas deviam ser discutidas”, explicou.
O deputado do União Brasil disse não entender o governo de Jair Bolsonaro incentivar a abertura da CPI, já que está sobre a Petrobras está sobre a jurisdição do Executivo. “É a primeira vez que eu vejo um governo querendo abrir um investigação contra si próprio, porque quem nomeia a maior parte dos 11 conselheiros é o presidente da Republica. Se existe um crime para ser investigado na Petrobras, o presidente precisa ser investigado também”, defendeu.
Para ele, a abertura da CPI é uma estratégia eleitoral de Jair Bolsonaro (PL) para se livrar da responsabilidade pela alta no preço dos combustíveis.
Sargento Gurgel, por sua vez, classificou a atitude do presidente como “louvável”. “O chefe do Executivo querer abrir uma CPI para investigar o próprio governo é saudável, é salutar e prova que ele está olhando para o povo”, apontou o deputado do PL.
Assista ao debate completo no vídeo acima.
*sob supervisão de Ludmila Candal