Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Deputados debatem expectativas para novo mandato de Lula

    Carlos Zarattini (PT-SP) e José Medeiros (PL-MT) analisaram eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e período de transição para o próximo governo

    Vinícius TadeuRenata Souzada CNN

    em São Paulo

    Os deputados federais Carlos Zarattini (PT-SP) e José Medeiros (PL-MT) debateram à CNN nesta segunda-feira (31) as expectativas para o novo mandato do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

    “Nós estamos indo para um mandato que é um ponto de interrogação, ninguém sabe como será esse mandato do PT. Sabemos muito bem que esse PT não é aquele PT que governou naquele momento”, disse Medeiros.

    Sobre como será o diálogo com o novo chefe do Executivo Federal, o parlamentar do Partido Liberal afirmou que um bom “modelo a se copiar é o modelo do PT, que deixou a lição de como é que se faz oposição”.

    Já Zarattini defendeu a ideia de unificação do país, abordada por Lula em seu primeiro discurso após o resultado da eleição nesse domingo (30).

    “Nós saímos dessa eleição com um eleitorado praticamente dividido ao meio, com a vantagem do presidente Lula e, portanto, não é possível governar sem levar em conta a todos”, afirmou.

    Sobre os planos do próximo governo, o deputado petista citou o objetivo de fazer uma reforma tributária, que é “uma tarefa difícil, já foi tentada inúmeras vezes. É necessária muita negociação que envolva os três níveis de governo”.

    Transição de governo

    O deputado José Medeiros afirmou que a transição deve ocorrer “como qualquer outra. Isso faz parte do jogo. Nós perdemos a eleições e, agora, vem outro governo”.

    “A transição não vai ser uma dificuldade, principalmente quando você entrega um país com a casa arrumada, do jeito que está”, acrescentou o parlamentar.

    Zarattini disse esperar “que, assim como o deputado José Medeiros está reconhecendo a vitória do presidente Lula, o presidente da República também o faça”.

    O deputado ressalta que, nos próximos meses, “são muitas questões que a gente precisa resolver, nós precisamos tomas medidas iniciais importantes, como por exemplo, resolver o problema do Auxílio Brasil.”

    *Assista à íntegra do debate no vídeo acima.