Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Deputados da CPI do MST visitam zona rural de SP em primeira agenda externa da comissão

    Região no extremo oeste do estado de São Paulo tem 117 assentamentos rurais

    Pedro Teixeirada CNN , em Brasília

    Deputados que participam da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) estão em Presidente Prudente (SP), nesta segunda-feira (29), na primeira agenda externa da CPI.

    Os deputados vão cumprir diligências na zona rural do Pontal do Paranapanema, no extremo oeste do Estado de São Paulo.

    Segundo o MST, atualmente há 117 assentamentos rurais na região visitada pelos deputados. São mais de 7.000 famílias em 170 mil hectares.

    De acordo com os integrantes da comissão, o objetivo é analisar casos de invasão de propriedades da região. A agenda ainda conta com reuniões com delegados do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior.

    Há quase 33 anos, o MST fazia a primeira ocupação de terra no Pontal do Paranapanema. Em 14 de julho de 1990, cerca de 800 trabalhadores e trabalhadoras Sem Terra ocupavam a fazenda Nova Pontal, em Rosana, reivindicando Reforma Agrária.

    Na comitiva estão presentes parlamentares da base do governo e da oposição.

    Confirmaram presença: Coronel Zucco (Republicanos-RS), presidente da comissão; Ricardo Salles (PL-SP), relator; Capitão Alden (PL-BA); Caroline de Toni (PL-SC); Magda Mofatto (PL-GO); Messias Donato (Republicanos-ES); Nilto Tatto (PT-SP); e Rodolfo Nogueira (PL-MS).

    Tópicos