Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Defesa deve renovar pedido de teste de integridade de urna em reunião com Moraes

    Ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, vai se encontrar com Alexandre Moraes, presidente do TSE, nesta quarta (31)

    Kenzô Machidada CNN

    No novo encontro que terá com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, nesta quarta-feira (31), o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, deverá reforçar o pedido para que a Corte aceite a proposta dos militares de realizar o teste de integridade das urnas eletrônicas nas seções eleitorais.

    Hoje, os testes são realizados nos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) no mesmo dia da eleição, e é acompanhado por empresa de auditoria externa. O objetivo é verificar se o voto depositado é o mesmo que será contabilizado pelo equipamento.

    Neste ano, o TSE ampliou de 100 para 600 o número de urnas testadas no dia da eleição. De acordo com os técnicos das Forças Armadas, além da transferência do teste para as seções eleitorais, a participação dos eleitores é fundamental para garantir maior segurança do sistema de votação.

    A proposta dos militares é que os eleitores que participem dos testes usem a biometria para destravar as urnas que serão testadas. Segundo militares disseram à CNN, o eleitor não votaria neste momento. Ou seja, o restante do processo de aferição do equipamento seria feito pelas equipes da Justiça Eleitoral, como acontece anualmente.

    É com base nisso que os técnicos das Forças Armadas argumentam que a proposta não faria com que o eleitor votasse duas vezes, tampouco violaria o sigilo do voto.