Defesa de Lula diz que decisão do STF não afeta processos do ex-presidente
Para Cristiano Zanin, pedido do petista para que seja declarada a suspeição do ex-juiz Sergio Moro seguirá sendo analisado pela Segunda Turma do Supremo
Para o advogado Cristiano Zanin, que defende o ex-presidente Lula, a decisão do Supremo Tribunal Federal de remeter para o plenário da corte processos relacionados à Operação Lava Jato não afeta o julgamento do habeas corpus que pede a declaração da suspeição do ex-juiz Sergio Moro.
O caso hoje está na Segunda Turma do STF.
Segundo Zanin, a medida também não altera outros processos de Lula, já que modifica o julgalmento apenas de ações que envolvem réus com prerrogativa de foro, como senadores e deputados federais.
Assista e leia também:
Mudança no STF tira Lava Jato da 2ª Turma
Planalto e Congresso blindam Kassio Nunes
Sob comando de Fux, STF fará julgamentos decisivos para a política
Disse também que a mudança no regimento do STF não muda a tramitação de habeas corpus (um ministro do STF disse à CNN que a decisão desta quarta (7) altera apenas a tramitação de inquéritos e ações penais).
Zanin afirmou também que a Segunda Turma já decidira ser responsável pelo julgamento do HC – o eventual reconhecimento da suspeição de Moro geraria a anulação da condenação do ex-presidente no caso do tríplex no Guarujá e poderia afetar outras sentenças contra ele.