Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Decisão de Fachin sobre armas é sensata, diz cientista política

    Magistrado restringiu aquisição de armas e munições em razão de violência política

    Lucas SchroederBeatriz Cripada CNN em São Paulo

    A cientista política Deysi Cioccari analisou, em entrevista à CNN nesta terça-feira (6), a decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), de restringir o número de armas e munições que podem ser obtidas por CACs (caçadores, atiradores e colecionadores).

    “Qualquer decisão contraria essa é irresponsável. Não tem como incentivar o uso de armas em uma eleição em que há um mês as pessoas estavam literalmente se matando por causa dos nomes envolvidos na disputa política”, afirmou.

    Em sua justificativa, Fachin afirmou ainda que o “início da campanha eleitoral exaspera o risco de violência política”. O magistrado também fixou a tese de que a limitação de munições seja restrita àquilo que, de forma diligente e proporcional, garanta apenas o necessário à segurança dos cidadãos.

    Cenário eleitoral

    Segundo Deysi, a cristalização dos votos observada nas últimas pesquisas eleitorais é “consequência da força do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do presidente Jair Bolsonaro (PL)“.

    “O histórico dos dois fortalece que o corpo social fale por eles. Diante do eleitorado, ambos têm demonstrações de sacrifício à pátria: Bolsonaro com a facada sofrida em 2018 e Lula com sua prisão”, explicou.

    A especialista ainda destacou que os “eleitores veem em Lula e Bolsonaro um ‘salvador da pátria'”.

    Veja a íntegra da entrevista no vídeo acima.

    Debate

    As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.

    O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.