Debate da corrupção ficou muito longe do dia a dia do eleitor, diz especialista
Em entrevista à CNN, Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva, analisou o primeiro debate presidencial exibido na televisão
Na estreia do quadro Arena CNN Eleições, nesta segunda-feira (29), analistas e especialistas discutiram o primeiro debate presidencial exibido na televisão neste domingo (28). Para Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva, palavras-chave não foram utilizadas no debate deste domingo, citando expressões que poderiam chamar a atenção do eleitorado.
“Palavra-chave é o que fica para o eleitor no debate, e elas não foram usadas. Não foi usada a palavra rachadinha, a palavra toma lá dá cá, não foi usada a palavra interferência na PF [Polícia Federal] ou laranja”, afirmou.
“Por isso o debate da corrupção ficou muito longe do dia a dia do eleitor, que ouviu o presidente da república falar um monte de número que não interessa nada para quem está ouvindo do outro lado”, acrescentou o especialista.
Segundo Meirelles, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) errou ao não mencionar as denúncias de corrupção do atual governo.
O especialista destacou também que o presidente Jair Bolsonaro (PL), em sua estratégia para reeleição, tenta manter a metodologia adotada na campanha de 2018, de “denunciar as corrupções que ele julga que ocorreram no governo do PT”.
“O que temos visto nas pesquisas é que a população está concluindo que a corrupção é igual tanto do ex-presidente quanto do atual. Por isso, foi um erro do ex-presidente Lula não denunciar, no debate, as denúncias de corrupção relacionadas ao atual Presidente da República”, disse Renato Meirelles.
O presidente do Instituo Locomotiva reiterou ainda, em participação no Arena CNN, que palavras-chave não foram utilizadas no debate deste domingo, citando expressões que poderiam chamar a atenção do eleitorado.
Confira a íntegra do programa no vídeo acima.
Debate
As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.
O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.