Debate CNN: Presidentes regionais do PSDB repercutem desistência de Doria
Fernando Alfredo e Lucas Bello Redecker concordaram que, sem candidatura própria ao Planalto, fundo eleitoral da sigla deve ser focado para estados
Com a indicação de que o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) não deve ter candidatura própria ao Palácio do Planalto, devido à retirada de João Doria, Fernando Alfredo, presidente do PSDB municipal de São Paulo, e Lucas Bello Redecker, presidente do PSDB do Rio Grande do Sul, concordaram, em debate à CNN, que o fundo eleitoral da sigla deve ser focado para os estados.
“Uma vez o PSDB não tendo candidatura à Presidência da República, isso precisa ser discutido melhor para os nossos palanques regionais: os candidatos a governadores, os candidatos a senadores, os candidatos a deputados federais, enfim. Para que todo mundo consiga, de alguma forma, obter o fundo necessário para custear sua eleição”, defendeu Alfredo.
Apesar de se posicionar contrário ao fundo eleitoral, Redecker concordou que “temos que ter esse recurso nos estados, nas candidaturas, para que a gente possa ter nominata eleita com bancada forte na Câmara dos Deputados, porque o nosso grande problema hoje, não tendo uma candidatura à Presidência da República, a gente perde um pouco de visibilidade e representatividade”.
Na avaliação do representante sulista, que apoiou Eduardo Leite (PSDB) nas prévias do partido, “o governador João Doria teve uma dificuldade muito grande, iniciada pela rejeição que estava posta nas pesquisas”.
Em contraponto, Alfredo reconheceu a dificuldade de Doria em alavancar seu nome nas pesquisas de intenção de voto, mas ressaltou que “problemas internos, todos os partidos têm, não é diferente no PSDB. O João se consolidou como o grande vencedor das prévias, em um processo que o único partido no país fez e foi o PSDB”.
Assista à integra do debate no vídeo acima.
Debate presidencial
A CNN realizará o primeiro debate presidencial de 2022. O confronto entre os candidatos será transmitido ao vivo em 6 de agosto, pela TV e por nossas plataformas digitais.