Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Debate CNN: Glauber Braga e Kim Kataguiri divergem se Lula deve privatizar os Correios

    Projeto para a medida foi aprovado pela Câmara dos Deputados e aguarda apreciação pelo Senado Federal

    Vinícius TadeuTiago Tortellada CNN , em São Paulo

    Os deputados Glauber Braga (PSOL-RJ) e Kim Kataguiri (União Brasil-SP) argumentaram em debate promovido pela CNN nesta segunda-feira (21) se o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve privatizar os Correios em seu novo governo.

    Kataguiri se posicionou a favor da medida, alegando que a empresa “só começou a dar lucro após reformas da gestão” do ex-presidente Michel Temer, diferentemente, segundo destacou o parlamentar, das administrações petistas.

    Ele também avaliou que a companhia não se transformou na prestadora de serviço que deveria ser, dizendo haver prejuízos bilionários e que ela estava envolvida em escândalos de corrupção, servindo a “interesses privados, não do mercado, mas, sim, do partido político que estava no poder”.

    Braga, por sua vez, defendeu a manutenção da empresa como uma estatal, destacando que a proposta aprovada na Câmara e que está na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado deve “ir direto para a lata do lixo”.

    “Não podemos, de maneira nenhuma, permitir que ganhe força uma tentativa de privatização dos Correios ou de qualquer outra estatal no final do governo de Jair Bolsonaro”, disse, acrescentando que a medida “fere a nossa soberania”.

    O parlamentar também avaliou que os mais pobres não seriam atendidos pelo serviço caso houvesse a privatização, e destacou que a logística para distribuição das urnas eletrônicas nas eleições 2022 foi feita pelos Correios.

    Sobre a fala do deputado federal Ricardo Barros (PP-PR), líder do governo na Câmara, à CNN de que a empresa cresceria mais rápido se fosse vendida à iniciativa privada, Braga pontuou que integrantes da administração federal atual devem “aceitar que esse projeto de privatização total, de aplicação da agenda ultraliberal perdeu nas urnas”.

    Kataguiri, por sua vez, negou que os mais pobres não seriam contemplados e avaliou que a população entende que os “Correios prestam um serviço ruim e caro”.

    *assista ao debate completo no vídeo acima

    Tópicos