Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Debate CNN: Deputados discutem votação da PEC dos Benefícios

    Texto deve ser analisado nesta terça-feira; Alexis Fonteyne (Novo-SP) e Ricardo Barros (PP-PR) avaliaram a tramitação da matéria

    Thiago FélixTiago Tortellada CNNPedro Pimentada CNN*

    em São Paulo

    Em debate realizado pela CNN nesta terça-feira (12), os deputados Ricardo Barros (PP-PR) e Alexis Fonteyne (Novo-SP), discutiram a votação da PEC dos Benefícios. O texto deve ser analisado ainda hoje pelo Plenário da Câmara dos Deputados.

    Também nesta terça-feira, o ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou um pedido de Fonteyne para suspender a tramitação da matéria.

    Barros, que é líder do governo na Câmara, avaliou que a PEC não tem intenções eleitorais, mas que visa um “conjunto de medidas que vem socorrer as pessoas em um momento de crise”.

    Destacando o aumento, por exemplo, do preço dos alimentos, ele disse ser necessário conter a inflação, “que corrói o poder aquisitivo das pessoas”, que é sistêmica em todo o mundo devido à pandemia e à guerra na Ucrânia.

    Fonteyne entende que a proposta é “eleitoreira” e oportunista, votada em “um momento muito inadequado”.

    O deputado afirmou que o “Estado de Emergência” — um dos pontos que seria instituído com a PEC — não existe na Constituição Federal.

    “Se abrimos esse precedente, toda eleição terá estado de emergência por um desastre natural”, pontuou.

    Ainda assim, Fonteyne destacou que será “difícil segurar uma PEC como essa em um ano como esse”, não conseguindo evitar a votação.

    Ricardo Barros compartilhou essa visão, dizendo que a aprovação da matéria será “encaminhada de forma muito segura”.

    Veja a entrevista completa no vídeo acima

    *sob supervisão de Ludmila Candal, da CNN