Datafolha: 53% dos brasileiros descartam nova ditadura no Brasil
Pesquisa ouviu 2.002 pessoas de 16 anos ou mais em 147 municípios pelo Brasil nos dias 19 e 20 de março. A margem de erro é dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Segundo pesquisa realizada pelo Datafolha nos dias 19 e 20 de março e divulgada no último sábado (30), o índice de eleitores que não acreditam na possibilidade da volta da ditadura ao Brasil é o maior da série histórica realizada há dez anos, representando 53% dos entrevistados.
Veja como ficou o cenário:
- 53% dos entrevistados não acreditam na possibilidade da volta de uma ditadura
- 22% dos entrevistados acham que há pouco risco da volta de uma ditadura
- 20% dos entrevistados acreditam na possibilidade da volta de uma ditadura
A pesquisa ouviu 2.002 pessoas de 16 anos ou mais em 147 municípios pelo Brasil nos dias 19 e 20 de março. A margem de erro é dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Na apuração anterior, realizada em agosto de 2022, 49% acreditavam na possibilidade de instauração de uma nova ditadura, enquanto 25% viam pouco risco. Na época, ocorria a campanha para eleição presidencial em que disputaram o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
De acordo com a pesquisa, a época em que os brasileiros foram mais assertivos com relação à volta do regime ditatorial, foi em outubro de 2018, quando Jair Bolsonaro foi eleito presidente da República e 31% das pessoas acreditavam na possibilidade.
*Supervisão de Marcos Rosendo