Daniela Lima: notícias falsas tentam colocar sistema eleitoral do país em xeque
Milícias digitais se aproveitaram do atraso na divulgação dos resultados, no domingo, para tentar descreditar o sistema e a própria democracia do Brasil
No quadro Em Off desta terça-feira (17), na CNN Rádio, Daniela Lima comenta as investigações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre ataques a seus servidores digitais e também sobre grupos que espalham notícias falsas sobre as eleições.
“O TSE trabalha com várias possibilidades para os ataques. A questão das milícias digitais não tem relação com o atraso da apuração em si, mas sim com essa onda de fake news que se aproveitou da articulação desses fatos”, disse.
“O objetivo [desses grupos] é colocar em xeque o sistema eleitoral, a própria democracia. A gente vê o que acontece nos EUA com a disseminação de informações falsas sobre a eleição”, completou.
Assista e leia também:
‘Ataque massivo’ ao TSE veio do Brasil, EUA e Nova Zelândia, afirma corte
Alexandre de Moraes determina prisão domiciliar para blogueiro Oswaldo Eustáquio
Eleições 2020: os recados das urnas no 1º turno e a briga pelos votos no 2º
“Até o momento, o que se tem que é pessoas que são alvo de outras investigações por disseminação de informação falsa e ataque às instituições têm relação com esse processo de articulação de informações falsas sobre o processo eleitoral no Brasil.”
A jornalista falou também sobre o debate na CNN entre os candidatos à prefeitura de São Paulo, Bruno Covas (PSDB) e Guilherme Boulos (PSOL), na noite de segunda-feira.
“O debate surpreendeu e ganhou notoriedade pela civilidade com a qual os dois candidatos se trataram”, disse.
“Foi bastante rico no que diz respeito à apresentação de ideias. Ficou muito claro que são dois candidatos que têm posições ideológicas diferentes, visões de mundo diferentes, mas que travaram um debate de ideias bastante civilizado”, concluiu.