Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Daniela Lima: eleição americana será espelho para eleição no Brasil em 2022

    Para jornalista, comportamento do poder executivo brasileiro será afetado pelo resultado das urnas nos EUA

    Da CNN

    No quadro Em Off desta segunda-feira (2), na CNN Rádio, Daniela Lima analisa as expectativas no Brasil sobre os possíveis resultados da eleição presidencial americana, que termina na terça-feira (3). “Tem muita gente especulando o que acontece se o presidente Donald Trump, que é uma inspiração inegável para o presidente Jair Bolsonaro, não for reeleito.”

    Para a jornalista, no caso da derrota de Trump, Bolsonaro perderá uma inspiração para seu modelo político. “Há outros líderes dessa chamada direita mais radical, mas nenhum deles é tão popular e influente quanto o dos Estados Unidos”, destacou.

    Segundo Daniela, a mudança na Casa Branca obrigará o Itamaraty a fazer uma guinada em seu discurso e na política externa brasileira, focando na manutenção de relações pragmáticas com os EUA. “Você só consegue impedir que Joe Biden dê uma guinada punitiva no Brasil mantendo o jogo [focado] em interesses comerciais de altíssimo nível. Para ficar em um exemplo, é o caso do 5G”, disse.

    Leia mais:

    Especialista diz que polarização das eleições se deve ao comportamento de Trump

    FBI investiga suposto bloqueio a ônibus de equipe de Biden por adeptos de Trump

    O outro lado da moeda, em que Trump sai vitorioso, também produz reflexos no Brasil. Para a jornalista, a vitória de Trump pode estimular, no Brasil, a tônica de ataque à imprensa e às pesquisas eleitorais. Ela destaca o cenário atual de radicalização nos Estados Unidos. “A imagem do final de semana foi Biden tendo que cancelar um ato de campanha no Texas porque o ônibus dele foi cercado por defensores de Trump.”

    Além de todas as tensões antes do fim da votação, o clima pode esquentar também depois que o resultados saírem, caso Trump não aceite uma possível derrota ou, ainda, que a contagem de votos seja judicializada. Para Daniela, isso abre caminho para que o mesmo aconteça no Brasil em 2022. “A gente precisa ficar de olho, também, nesse segundo passo. Não vai deixar de ser um espelho para a gente daqui a pouco”, finaliza.

    Em off
    Quadro Em Off, com Daniela Lima, na CNN Rádio
    Foto: CNN Brasil

    Tópicos