Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Cúpula da Amazônia em Belém, Moraes autoriza silêncio de Torres na CPMI e mais de 8 de agosto

    Conferência começa hoje e reunirá representantes dos oito países signatários do Tratado de Cooperação Amazônica (TCA)

    Boto é visto no rio Amazonas, na Colômbia, na Amazônia, em 4 de abril de 2023.
    Boto é visto no rio Amazonas, na Colômbia, na Amazônia, em 4 de abril de 2023. Juancho Torres/Anadolu Agency via Getty Images

    Da CNN

    O início da cúpula da Amazônia em Belém e o depoimento do ex-ministro Anderson Torres à CPMI do 8 de janeiro estão entre os destaques desta terça-feira (8).

    Cúpula da Amazônia começa nesta terça em Belém com reunião de oito países

    A Cúpula da Amazônia começa nesta terça-feira (8) em Belém, no Pará.

    O evento reunirá os oito representantes dos países signatários do Tratado de Cooperação Amazônica (TCA): Brasil, Bolívia, Colômbia, Guiana, Equador, Peru, Suriname e Venezuela.

    A reunião deverá gerar a Carta de Belém. Esse será um documento que estabelece uma nova agenda comum para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

    Moraes autoriza Torres a ficar em silêncio sobre temas polêmicos em depoimento à CPMI do 8/1

    O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou Anderson Torres a ficar em silêncio em assuntos que possam “resultar em seu prejuízo ou em sua incriminação” durante o depoimento à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro nesta terça-feira (8).

    Na segunda-feira (7), Raquel Landim, âncora da CNN, noticiou o pedido da defesa do ex-ministro da Justiça, que havia solicitado que ele ficasse em silêncio em temas como as senhas falsas fornecidas à Polícia Federal, a minuta do golpe encontrada em sua casa e as ações da Polícia Rodoviária Federal no dia das eleições.

    Os representantes do ex-ministro argumentaram que esses assuntos são objeto de inquéritos sigilosos e que, se falar sobre o assunto, Torres corre o risco de voltar para a cadeia, pois está em prisão domiciliar.

    Bolsonaro recorre de decisão do TSE que o tornou inelegível

    A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recorreu da decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que o tornou inelegível até 2030.

    Em junho, a Corte eleitoral entendeu que Bolsonaro praticou abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação por ataques às urnas eletrônicas e ao sistema eleitoral brasileiro. O placar do julgamento terminou em 5 votos a 2 pela inelegibilidade.

    A condenação teve como base uma reunião de Bolsonaro com embaixadores estrangeiros, em julho do ano passado, no Palácio da Alvorada, na qual ele levantou dúvidas sobre as urnas.

    STJ decide se família de Ustra deve indenizar vítima de tortura na ditadura militar

    A 4ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) tem na pauta de julgamento desta terça-feira (8) um caso que vai decidir se a família do coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra deve indenizar ou não familiares de um jornalista morto por torturas durante a ditadura militar brasileira.

    O processo chegou a entrar na pauta em junho, mas os ministros não começaram o julgamento.

    O colegiado vai analisar um recurso ajuizado pela companheira e pela irmã de Luiz Eduardo Merlino, morto em 1971 nas dependências do DOI-CODI (Destacamento de Operações e Informações – Centro de Operações de Defesa interna) em São Paulo. Na época, Ustra chefiava o órgão.

    Zelensky diz que Rússia pode ficar sem navios se ataques a portos ucranianos continuarem

    O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, alertou a Rússia de que pode ficar sem navios se as forças de Moscou continuarem a atacar os portos ucranianos.

    Em conversa com a mídia latino-americana no domingo (6), Zelensky disse que “não temos tantas armas, mas se continuarem atirando, podem ficar sem embarcações até o final da guerra”, informou o jornal argentino La Nación.

    “E é isso que queremos mostrar a eles”, disse o presidente. “A Ucrânia definitivamente responderá a qualquer ataque à população civil e aos corredores de grãos.”

    Newsletter

    Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br.

    (Publicado por Marina Toledo)

    Tópicos

    Tópicos