Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Cristiane Brasil e Pedro Fernandes têm bens bloqueados pela Justiça

    Eles são investigados por suposta participação no esquema que envolve o desvio de recursos da Fundação Leão XIII, no Rio

    Iuri Corsini, da CNN, no Rio de Janeiro

     

    A Justiça do Rio determinou o bloqueio dos bens da ex-deputada federal Cristiane Brasil e do ex-secretário de Educação do Rio de Janeiro Pedro Fernandes, bem como de suas contas correntes bancárias, investimentos e aplicações financeiras.

    A decisão, proferida pela 26ª Vara Criminal do Rio, também bloqueou bens de outras cinco pessoas e quatro empresas, que são investigados de participação no esquema que envolve o desvio de recursos da Fundação Leão XIII, que presta serviços à pessoas pobres no estado do Rio. O esquema foi denunciado quando da Operação Catarata, do Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ).

    A ex-deputada Cristiane Brasil foi apontada pela Justiça como “Fada Madrinha” da Servlog, empresa tida como foco de contratos de serviços sociais fraudulentos firmados com a prefeitura do Rio.

    Leia também:
    Justiça do Rio nega prisão domiciliar para Cristiane Brasil
    Secretário estadual de Educação do RJ é preso; Cristiane Brasil também é alvo

    A ex-deputada federal Cristiane Brasil
    A ex-deputada federal Cristiane Brasil
    Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

    Pedro Fernandes, que também é ex-deputado estadual e ex-secretário de Ciência e Tecnologia, e Cristiane Brasil, foram presos no dia 11 de setembro, em desdobramentos da segunda fase da Operação Catarata. Ambos foram soltos no último dia 15, em decisão que substituiu a prisão preventiva por medidas cautelares, como comparecimento mensal em juízo, proibição de acesso às empresas investigadas e de manterem contato entre si.

    Os suspeitos na investigação são acusados de corrupção ativa, passiva, crimes de organização criminosa, lavagem de capitais, além de embaraçar as investigações.

    A defesa de Cristiane Brasil disse que recebe com tranquilidade a decisão e que “irá elaborar as medidas necessárias para requerer o desbloqueio dos bens”. Segundo o advogado da ex-parlamentar, o bem bloqueado foi um apartamento em Copacabana, que é um bem de herança, informando, ainda, que ela não tem dinheiro em conta e não possui patrimônio.

    Procurada, a defesa de Pedro Fernandes, até o momento, não se pronunciou em relação ao bloqueio de bens.