Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    ‘Crise artificial atrapalha problemas reais’, diz Gilmar Mendes

    Sem citar o presidente Jair Bolsonaro, ministro do STF criticou instabilidade institucional em publicação nas redes sociais

    O ministro do STF, Gilmar Mendes
    O ministro do STF, Gilmar Mendes Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

    Juliana Eliasda CNN

    São Paulo

    O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes fez uma publicação neste domingo (22) criticando a “fabricação artificial de crises” e a maneira como, de acordo com ele, isso tira o foco dos reais problemas do país.

    “A fabricação artificial de crises institucionais infrutíferas afasta o país do enfrentamento dos problemas reais”, escreveu o ministro em sua conta no Twitter. “A crise sanitária da pandemia, a inflação galopante e a paralisação das reformas necessárias devem integrar a agenda política. É hora de reordenar prioridades.”

    Mendes não faz menção direta ao presidente Jair Bolsonaro, mas a publicação vem a público em meio à forte repercussão no meio jurídico e político do pedido de impeachment apresentado na sexta-feira (20) por Bolsonaro pela saída do também ministro do STF Alexandre de Moraes.

    O próprio STF, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e associações de juristas estão entre as entidades que se manifestaram nos últimos dias repudiando a atitude.

    Ex-ministros de todos os governos desde Fernando Henrique Cardoso também divulgaram no sábado (21) uma carta conjunta criticando o pedido aberto pelo Planalto e alertando para o risco à democracia que o movimento pode representar.