Criminosos usam nome de Messias e da AGU para aplicar golpes, diz governo
Golpistas têm procurado servidores da instituição, especialmente aposentados, prometendo liberação de valores decorrentes de gratificações
O governo federal disse, nesta terça-feira (28), que criminosos estão utilizando o nome da Advogacia-Geral da União (AGU) e do titular do órgão, Jorge Messias, para aplicar golpes.
Os golpistas têm procurado, via telefone e aplicativos de mensagens, servidores da instituição — especialmente aposentados — prometendo liberação de valores decorrentes de gratificações.
Eles solicitam a confirmação de dados pessoais, tentam convencer as vítimas a preencher formulários e solicitam o pagamento de quantias para a quitação de despesas envolvendo valores prometidos.
Em um dos casos, os criminosos utilizaram a logomarca da AGU para tentar conferir credibilidade ao golpe.
Em outro, enviaram um boleto fraudulento em nome da Procuradoria-Geral Federal. Análises técnicas apontam que o fato aconteceu por problema de segurança do usuário, como uma ação de malware/vírus.
A partir disso, a AGU alerta que não faz procuras com promessas de valores ou solicita o pagamento de qualquer quantia.
“Se você receber algum contato utilizando o nome da AGU, desconfie, não realize transferências financeiras e faça o devido registro na autoridade policial”, diz o órgão.