Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Crescimento da terceira via pode levar decisão para 2º turno, diz especialista

    Apesar de Ciro e Tebet terem oscilado para cima em relação ao último lpec, a variação não é suficiente para que um deles desbanque Lula ou Bolsonaro

    Júlia Vieirada CNN

    em São Paulo

    No quadro Arena CNN Eleições desta terça-feira (30), analistas e especialistas discutiram o resultado da última pesquisa Globo/Ipec, divulgada na segunda-feira (29).

    Para Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva, apesar de Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) terem ganhado votos em relação ao último levantamento, o crescimento apresentado pelo Ipec não é o suficiente para que um deles desbanque Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ou Jair Bolsonaro (PL).

    Meirelles aponta que, por outro lado, esse novo movimento pode ajudar a levar a decisão das eleições presidenciais para o segundo turno.

    Na pesquisa Ipec de segunda-feira, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece à frente, com 44% das intenções de voto, seguido por Jair Bolsonaro (PL), com 32%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

    Na sequência, aparecem Ciro, com 7%, e Tebet, com 3%. Felipe D’Avila (Novo) tem 1%. Eymael (DC), Léo Péricles (UP), Pablo Marçal (Pros), Roberto Jefferson (PTB), Sofia Manzano (PCB), Soraya Thronicke (União Brasil) e Vera Lúcia (PSTU) não pontuaram. Brancos e nulos representam 7% dos entrevistados. 6% não souberam ou não quiseram responder.

    Na pesquisa Ipec anterior, de 15 de agosto, o pedetista tinha 6%; a emedebista, 2% — as oscilações para cima foram dentro da margem de erro.

    “A terceira via é uma coisa que só jornalista e o empresário quer acreditar. O eleitor não acredita na terceira via desde o começo do ano. Se você soma nulos, brancos e todos os indecisos, não dá o que Bolsonaro tem no voto espontâneo. O que muda com essa situação é a possibilidade do segundo turno”, avalia o presidente do Instituto Locomotiva.

    Além disso, Meirelles acredita que esse fôlego de Ciro e Tebet pode beneficiar os candidatos a governos estaduais que não querem se comprometer em vincular sua imagem com Lula ou Bolsonaro.

    “Esse suspiro de terceira via tem muito mais importância para garantir que quem está disputando os votos nos maiores colégios eleitorais do Brasil possa não se comprometer com Lula ou com Bolsonaro para não perder o eleitor”, diz o especialista.

    Confira a íntegra do programa no vídeo acima.

    Debate

    As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.

    O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.

    Fotos — Os candidatos a vice-presidente