“Corrupção” lidera entre assuntos mais comentados sobre eleições 2022 no Twitter
"Economia", "violência", "educação" e "saúde" fecham o top 5; em 2018, diferente de 2022, "direitos humanos" aparecia entre os cinco mais importantes
Uma pesquisa realizada pelo Twitter sobre o uso da plataforma para conteúdos políticos no Brasil aponta que 60% dos usuários consideram relevantes as informações sobre política na rede social, e que 59% gostam de saber a opinião de outras pessoas sobre assuntos que envolvem o tema.
Entre os motivos para as pessoas confiarem nas informações sobre política contidas na mídia social, 61% afirmaram que pelos “diferente pontos de vista” expostos no site; 58% pela plataforma “ter mais fontes”; 36% pela presença de “conteúdo com verificação de dados”; e 22% por ser “onde as figuras públicas estão”.
“Jornais/repórteres” lideram como os perfis mais seguidos pelos usuários para obtenção de informações sobre política no Twitter. Em seguida, “especialistas no assunto”, “candidatos/partidos”, “influenciadores/criadores de conteúdo” e “verificadores de fatos”.
Ao serem questionados sobre os conteúdos relacionados às eleições que gostariam de ver na plataforma, 51% dos entrevistados responderam que se interessam pelas “principais propostas dos candidatos”; 43%, por “debates entre postulantes”; e 43%, pelos “resultados das eleições”.
Para o levantamento, foram entrevistados 800 usuários do Twitter.
Eleições 2022
O pico de conversas sobre as eleições de 2022 aconteceu na semana de 22 de setembro, quando houve 8,6 milhões de postagens. Em 2018, o maior volume aconteceu na semana de 19 de setembro.
No último mês, as menções ao termo “primeiro turno” no Twitter quase triplicaram. No período entre 15 e 21 de agosto, foram 129 mil publicações sobre o tema. Já na última semana, de 19 a 23 de setembro, o volume total de tweets contendo a palavra-chave saltou para 380 mil.
Segundo a head de comunicação do Twitter no Brasil, Ticá Almeida, os dados em questão não revelam a opinião daqueles que utilizaram o termo, que apenas reflete um aumento no debate público sobre as eleições
“A ideia é mostrar justamente que o uso do termo ‘primeiro turno’ cresceu muito nas últimas semanas. Um reflexo, de fato, da grande discussão sobre primeiro turno, mas que contempla diversas opiniões”, explica Ticá em participação ao 360º, da CNN.

“Corrupção” lidera entre assuntos mais comentados sobre eleições 2022 no Twitter, seguido de “economia”, “violência”, “educação” e “saúde”.
Nas eleições de 2018, “corrupção” também era tema principal, enquanto “violência” ocupava o segundo lugar; e “economia”, o último. Naquele ano, diferente de 2022, “direitos humanos” aparecia entre os cinco tópicos mais importantes.
“A ‘economia’ está muito presente entre os temas debatidos esse ano. A gente vê que tanto ‘corrupção’ quanto ‘violência’ se mantém entre os três primeiros, mas a ‘economia’ ganhou espaço. Entre os subtemas, há uma grande discussão sobre inflação, principalmente preço de combustível, fome, desemprego e auxílio brasil”, detalhou a head de comunicação do Twitter.
Na semana de 15 de agosto, “economia” era destaque nas redes sociais, com menção em 29% das publicações dos top temas do pleito em 2022. No segundo intervalo, iniciado em 22 de agosto, “corrupção” ultrapassou “economia”, cenário que permaneceu até 5 de setembro, quando “economia” voltou ao topo.
Na semana de 19 de setembro, uma nova inversão entre os tópicos. Nesse período, “direitos humanos” apareceu no lugar de “educação” como um dos cinco assuntos mais comentados.

Confira os “top temas” das eleições de 2022 e 2018:
2022
- Corrupção;
- Economia;
- Violência;
- Educação;
- Saúde.
2018
- Corrupção;
- Violência;
- Educação;
- Direitos humanos;
- Economia.