Copom decide taxa Selic, agenda dos presidenciáveis e mais de 26 de outubro
É consenso entre os analistas de bancos, corretoras e consultorias de que o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) deve decidir por manter, mais uma vez, a taxa Selic em seu patamar atual, de 13,75% ao ano
A decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) sobre a taxa básica de juros, e as agendas de campanha dos candidatos à Presidência estão entre os destaques desta quarta-feira (26).
Banco Central deve manter taxa de juros a 13,75%, dizem economistas
O colegiado, que se reúne a cada 45 dias para revisar a taxa de juros de referência da economia brasileira, anuncia no fim da tarde desta quarta-feira (26) sua nova decisão.
Se confirmadas as expectativas, será o segundo encontro consecutivo em que o Copom opta por não mexer nos juros, depois de um ano e sete meses em que realizou 12 altas consecutivas na Selic.
Neste período, a taxa saiu de 2% ao ano, em março de 2021, para 13,75%, em agosto, no ciclo de alta mais veloz e mais intenso desde o início dos anos 2000.
Dia dos candidatos: Lula concede entrevista a rádio; Bolsonaro faz comícios em Minas
Lula concede entrevista para a rádio Mix de Manaus às 9h. No primeiro turno, o candidato petista venceu no estado do Amazonas, porém Bolsonaro foi o mais votado na capital.
Bolsonaro passa o dia em Minas Gerais. Às 8h50, ele encontra líderes políticos na cidade de Teófilo Otoni, onde faz comício às 10h30. À tarde, em Uberlândia, encontra prefeitos às 14h15 e faz comício no Sindicato Rural às 15h30.
STF mantém resolução do TSE contra fake news
O placar terminou em 9 a 2 a favor da manutenção da resolução.
Os ministros Luís Roberto Barroso, Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia, Luiz Fux e Rosa Weber acompanharam o voto do relator, Edson Fachin. O presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, inseriu voto próprio, e também foi favorável à manutenção da resolução. Os ministros Nunes Marques e André Mendonça foram contra a decisão.
Em seu voto, Fachin argumentou que a resolução não extrapola a competência do TSE, que tem “legítimo poder de polícia incidente sobre propaganda eleitoral”.
Pesquisa Quaest e PoderData para o segundo turno das eleições
Os votos válidos, que excluem os votos em branco e nulos, determinam o resultado das eleições. Nas disputas para presidente e governador, o candidato que atinge mais de 50% dos votos válidos vence o pleito.
Pesquisas eleitorais mostram uma tendência e, não necessariamente, correspondem ao resultado das urnas. Não é uma ciência exata e as amostragens são limitadas. A CNN Brasil divulga os dados de 11 institutos tradicionais por entender que as pesquisas são uma ferramenta importante para análise do eleitor.
De virada, Palmeiras vence Athletico-PR e se aproxima de título do Brasileirão
O resultado aproxima cada vez mais o Verdão do título, já que o clube segue na liderança com ampla vantagem em relação ao Internacional, que ocupa a segunda colocação na tabela. Com a vitória de hoje, o Palmeira soma 74 pontos, enquanto o Inter soma 61.
A definição do título vai depender de empates do Corinthians e do Internacional nos jogos desta quarta-feira (26).
Newsletter
Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br.
* Publicado por Léo Lopes