Contra a abstenção, campanhas de Lula e Bolsonaro devem fazer disputa musical
As duas candidaturas planejam levar aos palanques eletrônicos clipes com artistas para engajar o eleitorado na reta final
As campanhas de Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, e de Jair Bolsonaro, do PL, planejam uma disputa musical nesta última semana para o segundo turno de disputa eleitoral. O objetivo é tentar diminuir a abstenção, que tem sido uma preocupação das duas candidaturas.
Do lado petista, preocupa o fato de nem todas as unidades da federação terem liberado o passe livre para eleitores de menor poder aquisitivo no dia do segundo turno. E do lado bolsonarista, preocupa a presença de dois feriados próximos ao dia da eleição: tanto o Dia do Servidor Público como o Dia dos Mortos, o que poderia levar o eleitorado de mais alta renda a viajar.
Para chamar a atenção e tentar diminuir a abstenção de seus possíveis eleitores, as campanhas do PT e do PL apostam na música. O lado petista pretende levar aos palanques eletrônicos um clipe musical com cantores como Sandrá de Sá, Caetano Veloso e Luisa Sonza defendendo a presença dos eleitores nas seções eleitorais no dia 30 de outubro.
E a candidatura do presidente Bolsonaro discute a gravação de um clipe musical com cantores sertanejos para engajar o eleitorado de direita, sobretudo com perfil jovem, a não viajar no dia do segundo turno.
A taxa de abstenção no primeiro turno das eleições deste ano chegou a quase 21% do eleitorado brasileiro. Este é o maior número de eleitores que não compareceram ao primeiro turno desde 1998.