Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Conheça o perfil de Jorge Oliveira

    Segundo militar a ocupar o cargo, ele foi assessor de Bolsonaro e atua como ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República

    O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Jorge Oliveira, é formado em Direito e em Administração de Segurança Pública. Pós-graduado em Direito Público, ele também é especialista docente em Assessoria e Consultoria Parlamentar.

    Formou-se em 1992 no Colégio Militar de Brasília e serviu por mais de 20 anos na Academia de Oficiais da Polícia Militar do Distrito Federal, de onde saiu como major. Em 2013, quando passou para a reserva, começou a atuar como advogado, além de assessor e consultor jurídico.

    Assista e leia também:
    Bolsonaro convida Jorge Oliveira para falar sobre vaga no STF
    Ministro da Secretaria-Geral, Jorge Oliveira está com Covid-19
    Jorge Oliveira: ‘Se Weintraub fizer difamação, responderá por isso’

    No Congresso, Oliveira foi assessor jurídico de Bolsonaro quando este era deputado federal, e também foi assessor jurídico e chefe de gabinete do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP).

    Ele chegou ao governo em janeiro de 2019, assumindo a subchefia de Assuntos Jurídicos da Casa Civil e, em junho do mesmo ano, foi nomeado por Bolsonaro como ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, substituindo o general de divisão do Exército Brasileiro Floriano Peixoto Vieira Neto. 

    No final de abril, Oliveira chegou a ser cotado para substituir Sergio Moro no Ministério da Justiça e Segurança Pública, mas Bolsonaro acabou mudando a escolha para André Mendonça.

    Na época, informações de bastidores indicavam que a nomeação de Oliveira não seria uma escolha técnica do presidente, e sim, pessoal, visto que ele é uma pessoa muito próxima de Bolsonaro, tendo trabalhado há pelo menos 15 anos com ele e sua família.

    Tópicos