Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Congresso vive maratona com posse de eleitos e decisão de mesas diretoras nesta quarta-feira

    Posse ocorre a partir das 10h na Câmara e das 15h no Senado; na sequência, acontecem eleições para as presidências das Casas e demais posições das mesas

    Fachada do Congresso Nacional, em Brasília
    Fachada do Congresso Nacional, em Brasília Roque de Sá/Agência Senado

    Danilo MoliternoLeonardo Rodriguesda CNN

    São Paulo

    O Congresso Nacional vive uma maratona de eventos nesta quarta-feira (1º). Ocorrem no mesmo dia a posse dos 513 deputados federais e 27 senadores eleitos em outubro de 2022 e a votação dos membros das mesas diretoras de ambas as Casas.

    A posse dos parlamentares eleitos

    A primeira movimentação para ambas as casas é a posse dos parlamentares eleitos em 2022. Enquanto na Câmara dos Deputados a cerimônia tem início às 10h, no Senado Federal ocorre às 15h.

     

    O PL terá a maior bancada da Câmara e a segunda maior do Senado, atrás apenas do PSD, que tem 16. Vale destacar, contudo, que o senador Dr. Samuel Araújo (PSD-RO) é suplente de Marcos Rogério (PL-RO). Quando o titular retornar de sua licença de 120 dias, as legendas ficam em igualdade.

    O PT elegeu quatro senadores e terá a segunda maior bancada da Câmara, de 67 deputados. Quando considerada a federação, que inclui PCdoB e PV e atuará de forma conjunta, são 80 integrantes.

    O parlamento brasileiro terá menos partidos em 2023 do que no início da última Legislatura, há quatro anos. Na ocasião, havia 30 legendas representadas na Câmara e 21 no Senado; neste ano, serão 23 e 12, respectivamente.

    Confira as bancadas que atuarão na próxima legislatura na Câmara e no Senado:

    As eleições para as mesas diretoras

    A posse é sucedida pela eleição da Mesa Diretora tanto na Câmara quanto no Senado. O grupo escolhido será responsável pela direção dos trabalhos legislativos e dos serviços administrativos da Casa entre 2023 e 2025.

    Em ambas as casas, o presidente é o primeiro membro da Mesa a ser eleito. Os atuais donos das cadeiras, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disputam a reeleição e têm o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

    As principais atribuições dos presidentes são a supervisão dos trabalhos e a definição da pauta de votações do plenário. Na prática, ele define o que vai ou não ter andamento na Casa. Por esse motivo, a eleição para este cargo também recebe atenção especial do Poder Executivo.

    Na sequência, acontecem as eleições para as demais cadeiras da Mesa Diretora. Nas duas casas a composição do grupo é a mesma: o presidente, dois vice-presidentes, quatro secretários, além de quatro suplentes.

    Entenda como funciona a eleição para a presidência e demais cadeiras da Câmara dos Deputados (clique no link) e do Senado Federal (clique no link).