Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Embaixadores esperam ‘perfil político’ para substituir Araújo

    Diplomatas apontam para nome político; políticos esperam nome da diplomacia alinhado à ala ideológica

    Tainá Falcão, da CNN, em São Paulo

    A busca por um substituto para Ernesto Araújo já começou e, para alguns embaixadores, os principais nomes para ocupar o Ministério das Relações Exteriores são ligados ao mundo político. Ideal seria alguém capaz de reatar o trânsito entre o Itamaraty e Legislativo e acabar com ‘mal estar’ entre governo e Congresso.

    “É sempre bom ter alguém com nome de maior trânsito no congresso, para prestígio da própria casa e para defender certos posicionamentos do Itamaraty. O nível de interlocução é diferente.”, disse o embaixador de um país europeu em condição de sigilo. 

    Já senadores disseram que a discussão sobre indicar um político para o lugar de Araújo “está encerrada”. O novo chanceler brasileiro precisa ser aprovado pelo Senado Federal para assumir o cargo. 

    O senador Renan Calheiros (MDB-AL) informou que, entre os colegas, a aposta é de que seja escolhido alguém da seara diplomática alinhado à ala ideológica de Bolsonaro. Os nomes aventados são de Luiz Fernando Serra, embaixador do Brasil na França e Nelson Forster, embaixador do Brasil nos Estados Unidos, ambos ligados a Olavo de Carvalho.

    Jair Bolsonaro e Ernesto Araújo
    O presidente Jair Bolsonaro ao lado do ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo
    Foto: Marcos Corrêa/PR (2.jul.2020)