Confira como foram as votações de Lula e Bolsonaro no 1º turno
Lula ganhou em mais municípios e no Nordeste; enquanto Bolsonaro venceu em três das cinco regiões do Brasil
O segundo turno das eleições ocorre neste domingo (30), e a população vai decidir, entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), quem governará o país pelos próximos quatro anos.
A CNN levantou os principais dados sobre a votação dos candidatos ao Palácio do Planalto do primeiro turno, que ocorreu no dia 2 de outubro.
Votação Geral
No primeiro turno, o ex-presidente Lula foi o mais votado, com 48,43% dos votos válidos, o que totaliza mais de 57,2 milhões de brasileiros.
Bolsonaro veio logo atrás com 43,2%. Ele contabilizou mais de 51 milhões de votos no primeiro turno.
Estados do Brasil
Lula e Bolsonaro alternaram liderança e vice em todos os estados do Brasil, sendo o candidato petista o vencedor em maior número de unidades federativas, 14, contra 12 de Bolsonaro, mais o Distrito Federal.
Os estados vencidos por Lula foram: Amazonas, Pará, Amapá, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e Minas Gerais.
O petista venceu em todos os estados no Nordeste e em Minas Gerais, o segundo maior colégio eleitoral do país.
Bolsonaro venceu em: Acre, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
O presidente “gabaritou” duas regiões: o Centro-Oeste e o Sul, além de vencer em São Paulo e no Rio de Janeiro, dois dos três maiores colégios eleitorais do país.
Sob o recorte das regiões do Brasil, Bolsonaro levou vantagem, vencendo em três: Centro-Oeste (53,76%), Sudeste (47,56%) e Sul (54,56%). Lula venceu no Norte (47,09%) e no Nordeste (66,76%).
Municípios e capitais
Entre os 5.570 municípios do país, Lula leva uma vantagem de mais de mil cidades em relação a seu adversário, ganhando em 3.376 contra 2.191.
Um fato insólito é que os dois candidatos receberam exatamente o mesmo número de votos em três municípios: Alecrim (2.095), no Rio Grande do Sul; Coronel Sapucaia (4.254), em Mato Grosso do Sul; e Ribeirão do Sul (1.452), em São Paulo.
Por outro lado, sob a ótica das capitais, Bolsonaro saiu vencedor, sendo o mais votado em 15 capitais, além de Brasília, contra 11 de Lula.
As capitais vencidas por Bolsonaro foram: Rio Branco (AC), Manaus (AM), Boa Vista (RR), Porto Velho (RO), Macapá (AP), Maceió (AL), Cuiabá (MT), Palmas (TO), Goiânia (GO), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Belo Horizonte (MG), Vitória (ES), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR), e Florianópolis (SC).
Um detalhe é que o presidente venceu em cinco capitais em que Lula venceu no estado, sendo elas Manaus, Macapá, Maceió, Palmas, e Belo Horizonte.
O inverso também ocorre, mas com menos frequência. Lula foi o mais votado em duas capitais de estados vencidos por Bolsonaro: São Paulo, o maior colégio eleitoral do país, e Porto Alegre.
As demais capitais vencidas por Lula são: Belém (PA), São Luís (MA), Teresina (PI), Fortaleza (CE), Natal (RN), João Pessoa (PB), Recife (PE), Aracaju (SE), e Salvador (BA).
Comparativos de 2018 e 2022
Tendo como comparação o primeiro turno eleitoral de 2018, Bolsonaro “perdeu” estados, enquanto o PT manteve todos os que venceu em 2018 e “conquistou” mais cinco estados.
Vale ressaltar que um desses é o Ceará, que em 2018 foi vencido por Ciro Gomes (PDT), e no primeiro turno de 2022, por Lula.
Bolsonaro perdeu os estados de Amazonas, Amapá, Tocantins e Minas Gerais para Lula entre as eleições de 2018 e 2022.