Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Conexão CNN: Politização coloca em xeque decisões sobre vacinas para Covid-19

    Após desentendimentos entre Ministério da Saúde e Instituto Butantan, decisões de qualquer um dos lados podem causar estranhamento

    Da CNN

    No quadro Conexão CNN desta segunda-feira (23), na CNN Rádio, Thais Arbex e Iuri Pitta analisam o divulgação de documento do Ministério da Saúde sobre vacinas contra Covid-19 que não incluiu a chinesa Coronavac, testada no Brasil em parceria com o Instituto Butantan.

    “O que a gente vai perceber, independente de quem foi o causador principal, é que sempre vai ficar uma sombra de dúvida em relação às ações da Anvisa, do Ministério da Saúde e o Instituto Butantan na relação entre essa duas esferas pela politização motivada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB)”, afirmou Pitta.

    “Óbvio que todos queremos que as vacinas fiquem prontas o quanto antes, que sejam eficazes e que elas possam estar disponíveis para a população o mais rápido possível. Mas essa politização vai fazer com que qualquer ato administrativo esteja sob escrutínio muito maior e sempre vai haver essa possibilidade de estranhamento”, completou.

    Para Arbex, esse é um cenário em que ninguém sai ganhando. “Se formos pensar que vamos precisar de uma gama imensa de vacinas, não podemos descartar nenhuma”, afirmou.

    “Nessa nota dizendo que foi só uma indicação, também tem um indicativo político. Pode ser que as negociações voltem a acontecer, passado o período de eleições”, completou.

    Os dois também comentaram a visita do presidente Bolsonaro, no fim de semana, ao Amapá.

    Tópicos