Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Conexão CNN: plano de vacinação é embate logístico e político

    Plano apresentado por governo paulista desencadeou série de reações de outros estados e governo federal

    da CNN

     

    No quadro Conexão CNN desta sexta-feira (11), na CNN Rádio, Leandro Resende e Iuri Pitta falaram sobre as ações dos governadores desde o anúncio do Plano Estadual de Imunização contra a Covid-19 do governo paulista. 

    Para Resende, a ação fez com que, de forma menos técnica e mais política, os governadores dos demais estados acordassem para a realidade da pandemia. “A decisão abriu caminho para outra fase da discussão da pandemia no Brasil e no Rio de Janeiro, em particular”, afirmou.

    Ele relembrou a entrevista do governador em exercício Cláudio Castro (PSC) à CNN nesta quinta (10), em que disse que se a vacinação começasse no dia seguinte, o estado estaria pronto.

    Leia também:

    Cláudio Castro: Se vacinação começar amanhã, o RJ está preparado

    CNN tem acesso exclusivo ao plano nacional de imunização

    “Nenhum governador pode ficar inerte”, concordou Pitta. “É um fato importante e positivo que o governo federal tenha sido pressionado. A casa dia, o governo federal está precisando demonstrar algum tipo de ação em relação a imunização”. 

    De um ponto de vista nacional, ele acredita que uma possível desigualdade no recebimento de doses da vacina entre os estados sinaliza um grave problema. “Um estado começar a vacinar e outros não conseguirem é a falência do pacto federativo e a prova concreta de que o ministério da Saúde deixou de agir de forma coordenada”, opinou. 

     Resende disse ter conversado com Renato Kfouri, da Sociedade Brasileira de Imunizações, que disse que o Brasil está familiarizado com a distribuição de vacinas. “Logística de vacina, a gente tem. O problema é político”, disse.

    Como lembrou Pitta, o assunto está longe de chegar ao fim, com o debate em plenário do STF (Supremo Tribunal Federal) no próximo dia 17 sobre o plano do governo para a vacina contra a Covid-19.   

    Tópicos