Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Conexão CNN: Pauta econômica do governo será crucial para as eleições de 2022

    Jornalistas analisam declaração de Rodrigo Maia à CNN de que encaminhamento do governo nessa área definirá se Bolsonaro fez um 'governo popular ou populista'

    Da CNN

    No quadro Conexão CNN desta terça-feira (10), na CNN Rádio, Thais Arbex, Leandro Resende e Iuri Pitta analisam a entrevista do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), ao CNN Prime Time e como a pauta econômica será crucial para as eleições de 2022.

    “O que mais me chamou atenção foi a questão do encaminhamento que o governo vai dar para as pautas econômicas. O Rodrigo Maia deu uma declaração muito dura: vai definir se é um governo popular ou populista”, disse Resende.

    “Está muito claro que o caminho que o governo vai dar para isso vai definir o ano de 2021 e como o governo vai chegar para as eleições de 2022. Parece até surreal, temos eleição para prefeito no domingo (15) e estamos falando da eleição em 2022, mas política é assim mesmo”, completou.

    Assista e leia também:
    Se as pautas não forem votadas até janeiro, dólar bate R$ 7, diz Rodrigo Maia
    Maia almoça com Huck e discute proximidade do apresentador com Moro
    Reforma tributária deve vir antes de autonomia do BC na Câmara, diz Maia

    Pitta destacou que nos anos anteriores já foi dessa forma, ou seja, políticos atuam com olhar nacional muitos anos antes da eleição propriamente dita.

    “Vou dar alguns exemplos para contextualizar: Lula escolheu Dilma Rousseff como sua candidata à sucessão muito antes e anunciou num evento no Rio de Janeiro, no começo de 2009, no Complexo do Alemão, quando ele falou que ela era a mãe do PAC”, disse.

    “Em 2012, tão logo acabaram as eleições municipais, o PSDB fez um grande evento para dizer que Aécio Neves seria o candidato do partido, inclusive com declaração do ex-presidente FHC”, completou.

    Arbex afirmou que o pano de fundo dessas discussões, no momento, é a disputa pelo comando da Câmara dos Deputados a partir do ano que vem, que já está conturbada.

    “Essa não definição de um sucessor do Maia, tem travado toda a pauta do Congresso. Então, até fevereiro, deve haver um apagão da pauta do Congresso”, disse.

    “A expectativa de todos os políticos é que essa pautas voltem a andar logo depois do fim das eleições municipais, mas isso já vai ser em dezembro, então é muito difícil que as discussões no Congresso sejam retomadas neste ano.”

    Cartela Horizontal - CNN Rádio
    Leandro Resende, Thais Arbex e Iuri Pitta apresentam o Conexão CNN, na CNN Rádio
    Foto: CNN Brasil

     

    Tópicos