Concessionária apresenta ao governo diagnóstico sobre a pista de aeroporto de Porto Alegre
Expectativa é que relatório possa indicar custo e prazo para terminal voltar a receber voos
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, vai receber, nesta terça-feira (16), o CEO Global da Fraport, Stefan Schulte, para tratar da volta das atividades no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre.
O motivo da reunião é a apresentação, pela concessionária que administra o terminal, de detalhes do relatório que mostra os diagnósticos sobre a pista.
A expectativa é que, a partir do estudo, possa ter uma previsão de custo e prazo para que o terminal volte a receber pousos e decolagens. Além de Rui Costa, devem participar da reunião, os ministros Paulo Pimenta, da Secretaria de Apoio ao Rio Grande do Sul, e Silvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos.
No relatório, deve constar a recuperação de parte do asfalto que foi danificado pelo alagamento. As rachaduras foram verificadas no dia 29 de maio, logo quando foi possível acessar a pista, durante a visita técnica feita por Costa. A expectativa do relatório é a avaliação quanto à camada que fica sob o asfalto.
A empresa alemã já afirmou que busca, junto ao governo federal, uma solução conjunta para recuperação do aeroporto o mais rápido possível.
Retomada do embarque e desembarque
A visita do CEO acontece um dia após a concessionária anunciar que retomou o embarque e desembarque no Terminal de Passageiros do Salgado Filho. O segundo andar, que não foi atingido pelas enchentes, e antes era exclusivo para embarques internacionais, foi adaptado para receber os passageiros de voos domésticos.
No entanto, até que a pista seja liberada, os pousos e decolagens continuarão ocorrendo na Base Aérea de Canoas. Os passageiros vão de ônibus, fornecidos pelas companhias aéreas, até o embarque em Canoas.
A volta de voos ao aeroporto é tratada como prioridade para recuperação do Rio Grande do Sul.
A empresa Fraport Brasil, subsidiária da empresa alemã Fraport AG, administra o Aeroporto Salgado Filho desde 2017. Principal terminal do estado, o Aeroporto recebia mais de 600 mil passageiros por mês.