Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Comissão da Câmara aprova projeto que prevê entrega de merenda para aluno em sistema híbrido

    Texto ainda será analisado, em caráter conclusivo, por duas comissões da Casa

    Renata Souzada CNN , São Paulo

    A Câmara dos Deputados está analisando um projeto de lei que propõe garantir a distribuição direta de alimentos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) para famílias de estudantes do ensino básico público em modelo híbrido — ou seja, com aulas presenciais e remotas.

    O texto foi aprovado pela Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família e pela Comissão de Educação da Casa Legislativa. A matéria ainda será analisada, em caráter conclusivo, por duas comissões: de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

    O colegiado aprovou o substitutivo do relator, deputado Rafael Brito (MDB-AL), ao projeto de lei 865/20, do deputado Doutor Luizinho (PP-RJ), e aos apensados PL 112/21 e PL 441/21, do ex-deputado Alexandre Frota (SP).

    Originalmente, o projeto foi apresentado como uma medida de mitigação aos danos provocados pela pandemia de coronavírus.

    Além da entrega dos alimentos a domicílio, o texto também prevê que sejam incluídas duas novas parcelas de repasse aos alunos em insegurança alimentar durante as férias escolares.

    O substitutivo aprovado determina ainda que os valores destinados à alimentação sejam corrigidos a cada novo exercício financeiro com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

    Atualmente, está em vigor a lei nº 13.987, de 2020, que assegura a distribuição de merenda escolar durante o período de suspensão das aulas em razão de situação de emergência ou calamidade pública.

    *Com informações da Agência Câmara

    Tópicos