Comissão aprova convocação de ministro interino do GSI para falar sobre 8 de janeiro
Ainda não há data para o depoimento de Ricardo Cappelli na Câmara dos Deputados
A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (25) a convocação do ministro interino do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Ricardo Cappelli.
A intenção é que ele preste explicações sobre a presença do então ministro do GSI, Gonçalves Dias, e outros agentes da pasta no Palácio do Planalto em 8 de janeiro. Na data, houve invasão e depredação das sedes dos Três Poderes, em Brasília.
Imagens de câmeras de segurança do Planalto obtidas pela CNN mostram Gonçalves Dias interagindo com invasores dentro do prédio da Presidência da República.
Após a divulgação das imagens, críticas e cobrança de explicações por parte de parlamentares, Dias pediu demissão na semana passada. Ricardo Cappelli assumiu o GSI de forma interina.
O requerimento de convocação foi apresentado pelo deputado federal Paulo Bilynskyj (PL-SP).
O pedido foi aprovado com os votos contrários dos deputados Ismael Alexandrino (PSD-GO), Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ), Delegada Adriana Accorsi (PT-GO) e Eriberto Medeiros (PSB-PE).
Deputados aliados ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tentaram, sem sucesso, barrar a convocação argumentando que Cappelli é interino e acabou de assumir a pasta, além de que uma convocação antes de um convite seria “desproporcional”.
A convocação torna a ida de Cappelli obrigatória. Ainda não há uma data marcada para a audiência.