Comissão aprova convite a Mario Frias para esclarecer gastos com viagem aos EUA
Durante a viagem, o secretário especial de Cultura se encontrou com o empresário Bruno Garcia, o lutador de jiu-jitsu Renzo Gracie e com dois produtores da Broadway
A Comissão de Educação do Senado aprovou nesta quinta-feira (24) um convite ao secretário especial de Cultura, Mario Frias, para prestar informações sobre gastos em suas viagens e de sua equipe aos Estados Unidos. A audiência ainda não tem data marcada.
O requerimento é de autoria do senador Jean Paul Prates (PT-RN), que justificou o pedido devido ao impacto financeiro nas contas públicas.
“Busca-se apurar informações referentes ao excesso de gastos nas viagens, analisando requisitos indispensáveis a consignação aos princípios da Administração Pública e a vedação ao prejuízo ao erário, tais como proporcionalidade, necessidade e adequação dos atos dos agentes públicos da Administração Direta,” afirmou o parlamentar.
O Ministério Público que atua junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) solicitou em fevereiro que o órgão apure os gastos de mais de R$ 39 mil da viagem, realizada entre os dias 14 e 19 de dezembro de 2021.
De acordo com os registros na agenda da Secretaria Especial de Cultura, durante a viagem Mario Frias se encontrou com o empresário Bruno Garcia, o lutador de jiu-jitsu Renzo Gracie e com dois produtores da Broadway, tradicional indústria americana de teatro musical.
No dia 12 de fevereiro, Mario Frias fez uma transmissão ao vivo em seu Instagram e apresentou sua justificativa para viagem para os Estados Unidos que, segundo ele, “está totalmente legal, viagem, alimentação, teste de Covid”.
O objetivo da viagem foi trazer ideias da Broadway para financiar o setor cultural brasileiro.