Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Comando do Exército evita confronto direto com TSE

    "Qualquer palavra mal colocada pode gerar desgaste", diz fonte

    Kenzô Machidada CNN

    O Alto Comando do Exército segue silente em meio à crise gerada entre o presidente Jair Bolsonaro e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). De acordo com relatos feitos à CNN, por aliados do comandante do Exército Brasileiro, general Freire Gomes, o “acerto” é que, se houver pronunciamento ou tomada de posição sobre o tema, o ato será feito pelo Ministério da Defesa.

    A avaliação é que neste momento qualquer palavra mal colocada em uma nota pode ser mal interpretada e causar um desgaste para o Exército brasileiro.

    Porém, de acordo com integrantes do Alto Comando, o Exército avalia emitir uma nota sobre o papel das Forças Armadas nas eleições, mas essa ideia ainda está sendo trabalhada internamente.

    A ideia é que o Alto Comando não entre em confronto e calcule cada palavra que seja colocada nesse posicionamento, por isso a emissão da nota está sendo muito ponderada.

    Integrante da cúpula do Exército avaliam internamente que o discurso do ministro da defesa, general Paulo Sérgio Nogueira, está mais centrado num tom político do que técnico.

    Segundo aliados, a exigência dessa postura teria partido do presidente Bolsonaro para que o Ministério da Defesa se posicione sempre de forma contundente nos assuntos relacionados ao sistema eleitoral brasileiro.

    Interlocutores do General lembram que a falta de posicionamento do general Fernando Azevedo e Silva, ex-ministro da defesa, irritou Bolsonaro e desencadeou toda aquela troca ministerial em 2021.

    Tópicos