Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Com previsão de dificuldades no Legislativo, Lula planeja equipe de articuladores políticos

    Petista tem sinalizado a aliados que, caso vença a disputa ao Palácio do Planalto, pretende escalar ex-gestores estaduais com ascendência sobre bancadas regionais para postos de destaque em um eventual governo

    Gustavo Uribeda CNN , Brasília

    O candidato do PT ao Palácio do Planalto, Luiz Inácio Lula da Silva, tem previsto a aliados próximos um cenário de dificuldades junto ao Congresso Nacional caso seja eleito à Presidência da República.

    A avaliação feita por dirigentes petistas é de que partidos como o PL e o PP devem fazer bancadas fortes, além da influência do presidente Jair Bolsonaro sobre congressistas de direita, o que não deve se encerrar após o processo eleitoral.

    Para tentar contornar um eventual quadro desfavorável, o candidato petista tem considerado, segundo o relato feito à CNN por interlocutores, escalar uma equipe de articuladores políticos.

    A ideia é abrir espaço na Esplanada dos Ministérios a ex-gestores estaduais, que tenham ascendência sobre bancadas regionais e experiência em negociação política, para que atuem junto ao Poder Legislativo.

    A lista de nomes avaliada pela campanha petista inclui os ex-governadores Rui Costa (Bahia), Wellington Dias (Piauí), Camilo Santana (Ceará), Flávio Dino (Maranhão) e Geraldo Alckmin (São Paulo).

    A proposta é de que eles atuem em paralelo à Secretaria de Governo de um eventual governo petista para diminuir resistências de partidos de centro e tentar facilitar a aprovação de reformas estruturais, como a tributária.

    A avaliação feita na campanha petista é de que a primeira batalha no Congresso Nacional deve ser a de extinguir as emendas de relator, chamadas de “Orçamento Secreto”.

    Lula já afirmou que pretende não empenhar as emendas parlamentares e que irá discutir o assunto com o Congresso Nacional. Em caráter reservado, no entanto, líderes do bloco do centrão têm afirmado que pretendem resistir.

    Uma das possibilidades aventadas seria colocar em votação uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) tornando as emendas de relator impositivas, assim como já foi feito em relação às emendas de bancada.

    Debate

    As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.

    O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.

    Fotos – os candidatos a vice-presidente nas eleições

    Tópicos