Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Com Lula e Bolsonaro presentes, Moraes toma posse como presidente do TSE

    Esse é o primeiro encontro pessoal entre os candidatos; Tebet, Ciro e ex-presidentes também marcam presença

    Da CNN

    O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes assumiu nesta terça-feira (16) a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no lugar de Edson Fachin. Políticos, ministros e ex-presidentes participam de solenidade na sede da Corte, em Brasília.

    Os líderes nas pesquisas de intenção de voto na disputa presidencial, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), estiveram presentes. Este é o primeiro encontro entre os adversários políticos desde que as pré-candidaturas foram anunciadas.

    Bolsonaro está acompanhado da primeira-dama, Michelle; de seu filho, Carlos; e dos ministros Luiz Eduardo Ramos, Luiz Eduardo Ramos, Fabio Faria e Ciro Nogueira.

    Por ser presidente, Bolsonaro está posicionado na mesa central, ao lado de Moraes e das autoridades dos demais Poderes. Apesar disso, ele não deve discursar.

    Lula chegou acompanhado da presidente do PT, Gleisi Hoffmann, de seu advogado, Cristiano Zanin, e da ex-presidente Dilma Rousseff.

    O ex-presidente Michel Temer (MDB) também está presente no evento. É a primeira vez que ele encontra Dilma após o impeachment de 2016. Além deles, os ex-presidentes José Sarney (MDB) e Fernando Collor (PTB) também estão no plenário do TSE.

    Além deles, os ex-presidentes José Sarney (MDB) também estava no plenário do TSE.

    Sentam-se lado a lado na primeira fileira Dilma, Sarney, Lula e Temer. Na fileira de trás, há ministros de Jair Bolsonaro, como Paulo Guedes e Marcelo Queiroga. Também estão na plateia os ministros Anderson Torres, Paulo Sérgio Nogueira, Carlos França, Ronaldo Bento, Carlo Brito e Augusto Heleno.

    Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) também participam da cerimônia.

    Após a execução do hino nacional, Edson Fachin, convidou Moraes a prestar, na tribuna, o compromisso regimental de posse. Os ministros foram aplaudidos pela plateia.

    O primeiro a discursar foi o ministro do STJ Mauro Campbell, corregedor da Justiça Eleitoral, responsável pelo inquérito administrativo que apura ataques de Bolsonaro ao sistema eleitoral e que foi abastecido com informações de inquérito do STF. O magistrado ressaltou o caráter técnico de Moraes, a atuação do TSE para garantir a democracia brasileira e disse que o Judiciário brasileiro está ao lado do novo presidente da Corte em sua nova jornada.

    “Atravessamos montanhas e planícies em nossa história recente. Aprendemos com nossos próprios erros e não podemos ter a ilusão de que fraturas podem ser recompostas sem dor e sofrimento. Nesses 200 anos de independência política do Brasil, é preciso nunca esquecer das experiências negativas de um passado conturbado. Mas também não podemos deixar de lado o otimismo, tão caro à nossa gente.”

    Na sequência, discursou o procurador-geral, Augusto Aras, que costuma ser criticado por não se posicionar diante das ameaças de Bolsonaro ao sistema eleitoral. Aras  defendeu a soberania popular e disse que “juntos, acataremos a soberania”.

    “Juntos, fortaleceremos o Estado Democrático de Direito, pela realização de eleições limpas, transparentes e seguras. Juntos, acataremos a soberania popular manifestada na vontade majoritária do povo brasileiro.”

    Como presidente do TSE, Moraes terá o desafio de distensionar a relação entre o tribunal e as Forças Armadas. Após convite do ministro Luís Roberto Barroso, à época presidente do TSE, para os militares integrarem a Comissão de Transparência das Eleições (CTE), a relação entre as instituições tem sido conturbada.

    Debate

    As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.

    O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.

    *Com informações de Eduardo Hahon, Gabriela Coelho e Gabriel Hirabahasi